segunda-feira, 8 de junho de 2009

História do Canadá – Capítulo 2 – The First Nations of Canada

Aqui no Canadá eles tendem a se referir aos povos que já habitavam aqui quando os europeus chegaram como “First Nations” ou “Natives”. Na década de 60 o termos “Savages” foi meio que abolido e o termos “Indians” não é usado. No Brasil parece que nos preocupamos menos com a minorias e sempre chamamos eles de índios mesmo. Nas poucas vezes que vou mais para o interior e vejo lugares naturais ainda, mas com muita infra-estrutura e, principalente, a bandeira canadense (que está em todo lugar), eu não posso evitar de pensar que esse povo que hoje é tão patriota, orgulhoso do seu país, do aparente respeito ao meio ambiente e aos três Rs (Reciclar, Reusar, Reduzir) e aos próprios povos nativos, esse povo massacrou eles, fez deles escravos e roubou a sua terra para nela plantar a sua bandeira. Hoje são ricos e andam nas estradas com grandes carros e de uma forma hipócrita esquecem o passado para dizerem que respeitam os nativos. Dividir com eles a terra que era por direito deles (o jardim no fundo de sua casa por exemplo), isso ninguem quer... A situação interessante, para mim, é o reconhecimento do erro, mas ainda assim a negação de repará-lo. Mas assim sempre caminhou a humanidade, então caminhemos (não sei se assim) também...

Esse capítulo fala dos povos nativos do Canadá, antes de 1500.

Embora se estime que haviam mais de 30 milhões a 100 milhões de nativos no América do Norte, apenas cerca de 500 mil a 2 milhões viviam no que é hoje o Canadá, devido ao maior rigor do clima. Eles mais provavelemnte vieram da Ásia, pelo estreito de Bering, a cerca de 30 mil anos atrás. Os nativos geralmente tem sua própria história, a qual geralmente rejeita o fato de que eles vieram da Ásia ou de qualquer outro lugar. Para eles a vida surgiu aqui.

Pelo menos 50 culturas e 11 grupos de línguas foram identificados entre os povos nativos do Canadá. Cerca de 6000 anos atrás começou a haver comércio entre os nativos e há 1500 anos eles começaram a desenvolver a sua agricultura, com a qual eles começaram a se fixar mais nos lugares e serem menos nômades. Nessa época também eles começaram se organizer em grupos de tribos num esforço para trazer paz, uma vez que a guerra era uma constante.

Religião – Em geral acreditavam no ser divino vivendo em todas as criaturas vivas e objetos naturais. Complicados rituais faziam parte de sua prática religiosa, sonhos e visões também.

Conhecimento – Eles eram grandes conhecedores da natureza – plantas medicinais, qualidades de madeiras, técnicas de caça. Em muitas ocasiões os europeus aprenderem muito com os nativos.

Comércio – Os nativos participaram ativamente do comércio de pele e madeira com os europeus e isso se deu devido a sua familiaridade com o comercio já praticado a tempos entre diferente tribos.

Relação Conjugal – A monogamia era regra, mas era frequente encontrar homens com mais de uma mulher. O divorcio era uma coisa que existia entre casais que não se davam, o que chocou os europeus. Os nativos não criavam as crianças sob rígidas regras, ao inves disso, elas eram muito livres para fazer o que queriam. Haviai pouca disciplina ou punição física. Eles também toleravam o homosexualismo.

Mulheres – Embora o poder da mulher fosse diferente em diferentes tribos, a mulher nativa tinha bem mais poder relativamente à mulher européia.

Economia – Embora houvesse o comércio entre trios, elas eram relativamente auto suficientes. O tipo de economia era determinado em grande parte pela geografia e clima da região. Em regiões de climas mais quentes as populações eram maiores, menos nômades e tinham mais recursos. Dentro da mesma tribo eles tinham um sistema cooperativo. Apenas poucas tribos praticava a agricultura, devido ao clima.

Lazer – A maioria das tribos, principalmente as que desenvolveram o comércio, tinham um bom tempo para dedicar ao lazer. Assim, atividades como jogos, atividades artísticas e religiósas eram bastante comum.

Principais nações indígenas – Eskimoan (Norte), Athapaskan (Noroeste), Algonkian (Grande parte do centro do Canadá, quase completamente as provincias de Quebec, Ontario e Manitoba), Iroquoian (Norte dos lagos Ontario e Erie, extendendo-se a leste até onde é hoje Ottawa e Montreal), Siounan (Ilha de Nowfoundland), Kutenai (Sul de Alberta), Salishan (Sul de British Columbia), Wakashan (Costa de British Columbia, na parte Sul), Tsimshian (Costa centro de British Columbia), Haida (Ilhas no Pacífico) e Tlingit (Costa Norte de British Columbia).

Bom, acho que é maiso ou menos isso, o capítulo dá uma visão geral das principais nações de povos nativos, dá alguns detalhes de cada uma, coisa que não coloquei aqui, a maior parte baseada em informações do tempo que os primeiros europeus vieram para onde hoje é o Canadá.

Um comentário:

Mayumi disse...

Nossa, que revolução, hein? Uma nação com visão diferente que, no início choca outras nações, mas que acaba por insprar várias coisas. E assim, o mundo vai se transformando...
Ah, estou perto de sua terra natal (acho!), em Ilha Solteira! Rs. Feriadão que prolonguei por conta! Rs.

Volta no Bairro - North St James Town

 Hoje foi o dia de usar o descanço no treino para dar uma volta em um bairro. Dado que estava frio e que ontem foi o longão, hoje tentamos n...