segunda-feira, 15 de junho de 2009

Departures (おくりびと, Okuribito)

Este e o nome do ultimo filme ganhador do Academy Awards de melhor filme de lingua estrangeira, que estreiou neste fim de semana aqui nos cinemas em Toronto. E eu fui la assistir por indicacao de nossa amiga Mayumi.

O filme eh japones, bastante legal e engracado e se vc pretende assistir talvez seja melhor parar de ler por aqui pois vou falar um pouco dele (nada que vc nao encontre nas sinopses por ai...).

O sujeito protagonista do filme perde o emprego que tem numa orquestra e volta para sua cidade natal para viver em uma casa que sua mae deixou como heranca. Buscando um novo emprego, ele ve um anuncio dizendo "partidas" e vai conferir pensando que eh algo relacionado a viagens e turismo. Mas a vaga eh para vestir e arrumar defuntos, antes da cremacao. O filme segue, por vezes bastante engracado, mas sem deixar de nos dar licoes de vida/moral. O sujeito acaba aceitando o emprego, a esposa acaba nao aceitando quando descobre o que ele faz, e o final tem algumas surpresas interessantes e emocionantes. Enfim, vale a pena assistir!

6 comentários:

Mayumi disse...

Ahaaa, foi assistir, hein? Que legal saber que aí também estão passando este filme!

Anônimo disse...

eu também assisti e gostei do filme.
Eu nasci e cresci no Japão mas não sabia desta profissão.
Acho que só em algumas regiões do Japão que existe.
Na minha região, algum membro da família que ajeitava o morto.
Sadao

Hideaki disse...

Eu também assisti, logo na semana de estréia oficial no Brasil, do filme.

Sadao, essa não é uma profissão "tradicional" do Japão. Surgiu pós-Guerra, quando o Japão começou a se render à terceirização, de forma generalizada...

Curioso que meus amigos que já conseguiram em versão "alternativa" (vulgo DVD pirata), não sentiram a emoção do filme.

Este e Wall-E são filmes que tem que ser vistos na telona mesmo...

Marcos Sanches disse...

Hahaha, pos guerra, entao eh por isso que o Sadao nao conhece, matou a xarada hein Hideaki!

Mas me parece que no filme eles falam um pouco rapidamente da mudanca de costumes e tal. Para quem eh de fora como eu tambem foi interessante ver alguns rituais budistas, eu acho que era isso ne...

Sadao, to treinando, te prepara, em Setembro to de volta... vamos combinar um Nanako!

Abracos

Marcos

Anônimo disse...

OPA, Marcão, que boa notícia.
Agora já acho que posso acompanhar seu treino. Vamos marcar vários treinos para matar saudade e vários jantares para convencer você de voltar definitivamente para Brasil.
Podemos marcar passeio de Bike também, conheço lugares bonitos para gente suar.
Sadao

Hideaki disse...

Marcão, além do Nanako, estou esperando pro Mc Donalds também!!
Excelente notícia!! Não quer correr a maratona das praias em Bertioga? ou a das Águas em Foz? Ou Punta del Este? São as três que pretendo fazer em setembro.

Ah, na desintoxicação pós mara de PoA e pré SP, comi Açaí todos os dias, rsrs

Abraço!

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...