quarta-feira, 24 de outubro de 2007

CN Tower

Antes de mais nada eu devo avisar que quando escrevo do trabalho, como agora, nao tenho os acentos do teclado do Brasil. Mas o importante eh escrever... E quando escrevo em Portugues nao tenho corretor ortografico/gramatical, jah viu neh o que vai sair...

Neste domingo eu subi na CN Tower pelas escadas junto com milhares de outras pessoas. Embora a maioria vai la apenas com a finalidade de subir, alguns como eu queriam tambem subir rapido. O evento eh muito interessante, totalmente voltado para a arrecadacao de grana para algumas instituicoes em Toronto, e isso eh o que eh enfatizado, eles inclusive tem premiacao para quem levantar mais fundos. Parecem que ateh esquecem da organizacao do evento em si.

E o canadense parece bastante engajado em levantar fundos, em fazer doacoes. Soh aqui na empresa foram doados pelos funcionarios mais de 4000 dolares. Houve quase 20 participantes. Diferente do Brasil, a empresa nao banca essas coisas, eh esperado que o funcionario se engaje com a causa e pague sua isncricao. No caso desse evento, que eh famoso jah, a gente nem precisa pagar a isncricao porque os colegas pagam pela gente. As pessoas chegavam em mim e diziam que queriam me dar 10, 20, 50, 70 dolares, eles nao se importavam se eu jah tinha os 50 da isncricao ou nao, eles queriam me dar para fazer a boa acao.

Uma vez que eu pego a grana eu devo entregar toda para os organizadores do evento, nao importa se eh mais do que a isncricao, essa eh a finalidade. No total eu consegui 140 dolares. Mas teve alguns colegas que conseguiram mais, bem mais.

A galera recomendou que eu fosse bem cedo, senao ia pegar congestionamento na subida. Cheguei na base da torre antes das 6h da matina, e nossa, como olhando dali ela parece alta! Mas aih comecou uma maratona mais dificil doque subir na torre. Eu nao conhecia o local, nao tinha muita sinalisacao eu eu nao sabia o que deveria fazer antes de subir, nao havia informacao detalhada no site.

Entreguei os 10 dolares que tinha em mao (uma pessoa contribuiu em dinheiro) e prenchi o formulario. Fui guardar a mochila e quando fui assinar o termo de responsabilidade a garoa me disse que eu estava sem minha pulseira. Uma fita vermelha que todo mundo (aqui eles falam Climber, eu nao sei bem como traduzir, deve ser escalador...rs) tem que ter no braco. Onde eu pego isso? Voltei na isncricao, disseram que nao era lah, era noutro lugar, mas onde? Ateh que conversando com um outro climber eu descobri que o capitao do time supostamente devia estar ali para me entregar a pulseira. A galera tinha me avisado que iria cedo, mas eu realmente nao tinha encontrado ninguem e nao tinha muitas esperancas, pois eu soh conhecia dois deles que a esta altura do campeonato jah deviam ter subido.

Esperei um pouco por ali, e logo uma senhora com uma pochete apareceu, eu disse a ela que estava esperando meu time, mas que eu realmente nao se ia encontra-los, nao sabia que horas eles apareciam... Ela ficou com pena e sacou uma fitinha da pochete e eu colocquei no braco, assinei o termo e parti para a subida.

E aih vale uma pausa para comentar que eh interessante como as pessoas aqui parecem confiar na gente muito mais do que no Brasil. Eu podia facilmente ter subido sem arrecadar nada, sem pagar isncricao nem nada. Pois eu soh cheguei lah e disse que tinha feito a isncricao pela internet e que tava esperando meu time, eles nao exigiram nenhum comprovante nem nada.

Agora estou na fila, me preparando para subir, a fila eh enorme e tem que passar por uns dectores de metal, por uns esquemas de seguranca, nao pode levar nada para cima a nao ser pequenas coisas que caibam numa pochete, mas nada de eletronicos. E a fila tava grande, ateh entrar no recinto na base da torre eu tinha que passr frio lah fora. Mas nao demorou. Logo me vi
pegando um acrtao com o horario da subida, e pronto, tudo jah tinha comecado. Mas eu ainda tava na fila, uma porta na minha frente, nao dava para sair correndo!

Segui calmo e as escadas apareceram. Bastante gente para pouco espaco, a escada eh em vai e volta, nao em caracol, e com apenas cerca de 1 metro de largura. Duas pessoas uma do lado da outro e pronto, vc nao consegue avancar. E isso aconteceu muito...

Enquanto estava na base o congestionamento era grande e eu tive que ir lentamente. Um ou outro parava, abria caminho e eu seguia passando muita gente, mas muitas vezes ficava preso. Conforme ia subido o meu ritmo bem mais forte que o da galera em geral fazia com que eu passava muitos e ia ficando cada vez com mais espaco, a galera cada vez mais esparsa.

Descobri que na parece a cada lance de escada havia um numero, era como se a cada dois numeros fosse um andar de um predio, mas comparando com o meu precio um lance ali parecia ter mais degraus e portanto ser mais alto. Fiquei pensando ateh onde aquele numero iria. A primeira vez que me dei conta estava em torno do 40, pensei que jah devia entao ter subido uns 20 andares. Nasa mal pois eu estava muito bem, tambem porque nao dava para manter forcando a subida. Imaginei que o tal numero entao devia passr do 200, considerando a equivalencia de mais de 100 andares.

A cada 20 ioou 30 lances havia um sujeito com algumas malas, imagino que era o sujeito da emergencia, cso alguem passasse mal. E muita gente parava nos descanso da escada e encostava na parede, dando passagem, eu notei isso desde o comeco. Eh a galera que precisa ir descansando e subindo aos poucos.

Depois de ter passado uns 50 lances o cenario jah era melhor, eu conseguia subir pro varios lances sem ser atrapalhado. Logo que eu me livrava de um congestionamento eu dava passo largos, subindo quase que correndo de dois em dois degraus. Mas iso nao durava muito, logo as pernas comecavam doer e eu tinha que diminuir, tinha que apenas subir escada de dois em dois degraus quase sempre, mas sem ser rapido.

Passaram se 100, 120 lances e eu jah estava cansado. O fato de eu imaginar que o final seria com mais de 200 lances me fazia me popar um pouco afinal nao seria facil fazer seguidamente mais 100 lances. Digo lances e nao degrau, e que seja entendido que um lance sao 10, 15 degraus, e termina num descanso, uma parte larga onde vc pode parar e descansar e deixar a galera passar, oq ue muitso faziam. Depois vc vira 180 graus e continua subindo, sempre assim. A escada eh de ferro, nao eh de concreto.

Bom, com mais ou menos uns 140 lances cheguei no final, eles pegaram meu cartao e passaram na maquina lah. Agora eu tinha um cartao com o horario da largada e o da chegada. E fiz as contas, 18:20. Mas o meu relogio marcava 17:20. depois conversando no trabalho vi que outras pessoas tambem tiveram essa diferenca de um minuto na cronometragem.

Bom, uma vez lah em cima, a missao tinha sido cumprida. A garota cortou minha pulseira e me disse que eu precisava entregar a pulseira para pegar uma agua. Eu jah tinha subido ali, e o que fiz foi dar uma rapida olhada no lago dali de cima, muito bonito, o dia comecava a ficar claro, embora ainda ia um tempo para o sol nascer. Nao peguei a agua, entrei no elevador para descer. O elevador panoramico eh tambem uma atracao, vc ve o lago lah fora, ve os predios mais baisxo que voce, ve tudo lah em baixo, ve muito da cidade ao longe e ve cada vez menos porque vc estah descendo. Ateh que nao veh mais nada e tudo acabou e deixa eu buscar minha mochila.

Antes pego minha camiseta do evento, vermelha, entrego o cartao, o sujeito faz as contas e escreve 18:20 na camiseta, num espaco proprio para isso. Agora eu posso andar com a camiseta vermelha, o desenho da torre na frente, o meu tempo atras.

Perguei a mochila e um Powerade e tratei de voltar logo para casa. Estava uma manha fria e logo tive que sacar da mochila a blusa, porque aquela hora nao tinha metro e eu teria que esperar no ponto de onibus, 3 onibus ateh em casa...

No final das contas foi mais facil do que eu imaginava, nao terminei cansado, as pernas estavam boas logo depois, nao senti nada depois. E, se nao pegar congestionamento, da proxima vez nao vai ser dificil melhorar o tempo...

Nenhum comentário:

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...