sábado, 8 de maio de 2010

Sobre o Gmail

Eu gostaria de ter a opinião de alguém entendido no assunto, mas enquanto não tenho resolvi escrever sobre o Gmail.

Hoje ao enviar um email fui surpreendido por uma janela me perguntando se eu iria realmente enviar o email sem anexos, uma vez que a palavra "inclui" estava lá no meu texto.

A minha primeira reação foi de "droga, o que está errado?" ao ver a mensagem. Então eu li a mensagem. A segunda reação foi de falta de privacidade "puts, tem alguém lendo meu email...". Mas ok, deve ser um daqueles programas inteligente que sabe o que "inclui" significa, mas não entende as demais bobagens que eu escrevo. E a terceira reação foi de "mais uma dessa galera do Google...".

Não que isso seja uma novidade, acho que eu mesmo já tinha ouvido falar de algo nessa linha, mas eu percebi como uma inovação no gmail que não vi em outro lugar. Aí lembrei que se eu tinha duas contas no gmail era por causa de inovações. Na época, eu resolvi ter um gmail por que a galera tava falando bem da forma como ele organizava as mensagens. E eu fiquei curioso, fui testar e gostei, tanto que praticamente abandonei minha conta no Bol, Yahoo e acho que eu tinha uma na Embratel também.

Enfim, inovação não é algo fácil, mas a galera do google tem estado na frente. Algumas não pegam, mas acredito que as poucas que pegam fazem com que a imagem deles se desenvolva bastante. Uma das consequência do pioneirismo deles é o tal do efeito "lock in" de segurar o usuário de alguma forma. Por exemplo, tem produtos que você comprar e depois é difícil de mudar de marca então vc acaba ficando com o que você tem mesmo, fica preso lá, não necessariamente porque vc o acha o melhor. No caso do google eu vejo que existe esse efeito, por exemplo no site de busca. Eu acostumei usar o google então não presto atenção em outras buscas existentes que não são necessariamente piores, é só que eu não as conheço. Esses dias me deparei com outro site de busca e minha percepção foi que ele era pelo menos tão bom quanto o google mas... o google sempre foi tal que eu nunca me interessei em olhar outros sites... Essa imagem de inovação que eles tem acho que cria esse efeito lock in... Enfim, interessante...

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...