sábado, 8 de maio de 2010

Mais gráficos




Com alguns meses de dados já podemos fazer outros tipos de gráficos. Aqui estou colocando os de 7 e 30 dias.

O primeiro gráfico mostram os Km acumulados em 30 dias do Sadao e do Angel. O Sadao atingiu um pico no meio de Fevereiro, onde ele nunca mais chegou. Acho que isso tem relação com as dores que ele disse que andou sentindo. O Angel parece mais constante. Ele teve um pico no final de Janeiro, abaixou um pouco e depois ficou meio constante, subindo e desencendo. Acho que ele se esforçou para ficar bem no duelo em Janeiro o e nem tanto para os meses seguintes. Em Março e Abril Angel e Sadao ficaram bem juntos.

O segundo gráfico mostra a mesma coisa, mas para eu, Vanin e Augusto. Eu gostaria de ter dados para Paulo e Paty para colocar aqui, mas os bonitinhos não preencheram a planilha... Eu dominei os meses de Janeiro e Fevereiro (neste gráfico pois a Paty foi melhor em Janeiro e caiu em Fevereiro). O Augusto me alcançou e passou no final de Fevereiro, para levar o título do mês com o Toinho. Em Março o Vanin aumentou sua Km mensal e ficamos os 3 embolados em Abril, comigo e Vanin caindo um pouco no final de Abril. No meu caso o mínimo foi atingido no dia 20 de Abril, e daí para frente eu tenho me recuperado devagar, acredito que até hoje. O pico foi no dia 28 de Março quando eu atingi 278 Km em 30 dias ao ter corrido a Around the Bay. Claro que o real pico foi do Hideaki em Janeiro, com mais de 300Km no mês, mas ele despencou depois, e ele não marca os Km dele na tabela então eu não consigo colocar o japones no gráfico.

O último gráfico mostra o meu desempenho nos últimos 7 dias. Talvez este gráfico mostra o meu problema que é o de não conseguir manter uma consistência. Quando eu chego num pico de km em 7 dias eu despenco pois fico cansado. Eu tirei uma média dos meus Km em 7 dias e cheguei em 48.5 Km. Ok, se eu corresse 7 Km todo dia eu conseguiria manter esse gráfico estável. Ou 8 Km por dia com um descanso na semana. Ou 10 por dia com 2 descansos na semana. Ou 12 por dia com 3 descansos na semana. Acho melhor pensar nos 7 ou 8 Km por dia. Seria isso melhor do que eu estou fazendo agora, isto é atingindo picos de 70 Km por semana e caindo para vales de 20Km por semana? Eu não sei bem a resposta mas acho que para maximizar os Km no mês a estratégia de correr uma distância constante todo dia ou com um dia de descanso seria ideal, mas imagino que ela leva a uma redução da velocidade e resistência para longas distâncias, por exemplo, 30Km ou maratonas.

Bom outro ponto é que no atual momento eu estou com uma Km semanal bem elevada, assim como foi no final de Abril quando atingi quase 100Km em 7 dias, e fiquei lá por 3 dias. Depois obviamente despenquei... A idéia vai ser manter em Maio uma média em torno dos 70Km semanais para atingir os 300 Km no final do mês, isso sem muitos picos e vales. Mas vamos ver, acredito que não vai ser fácil...

Outras pessoas tem gráficos de 7 dias melhores que o meu, embora eu não esteja mostrando aqui. O Augusto foi bem constante (me pergunto se ele tava planejando realmente ser constante, tipo, seguindo uma planilha), com uma caida animal no começo de Abril (foi quando ele esteve em "depressão"), depois ele subiu novamente para diminuir na semana anterior a Maratona de SP. O Vanin talvez tenha sido o mais constante de todos nos 7 dias, percebe-se que ele aumentou o volume em Março e Abril, comparado com Janeiro e Fevereiro. O Angel parece mais comigo, tendo picos e vales. Ele chegou a picos de quase 50Km por semana (7 Km por dia) para depois cair bastante. O Sadao também é do tipo mais constante, com um pico no final de Janeiro e um vale nos Km semanais no final de Fevereiro, e fora isso ele tem sido bastante regular.

É isso, a idéia é atualizar estes gráficos com os indivíduos que me passarem os seus Km diários, e possivelmente incluir mais pessoas nos gráficos a medida que eu consiga mais pessoas com peo menos 4 meses consecutivos de dados...

Um comentário:

TRIFER disse...

Caramba Marcão

Muito legal o gráfico e sua interpretação. Vc está de parabéns!!!!

Abraços