domingo, 30 de maio de 2010

Não vá ao mercado com fome

Há muito tempo atrás eu li em algum lugar que quando a gente vai ao supermercado com fome a gente tende a comprar mais coisas, coisas que não precisa. Tipo, se você precisa X para matar sua fome, você acaba comprando 2 vezes X em alimentos. Como se vc quisesse ter realmente certeza que vai matar a fome. A dica era para comer antes de ir às compras que isso vai te ajudar a gastar menos.

Eu já tinha notado que isso parecia se confirmar no meu caso. Mas ontem eu fui ao supermercado com sede. Pois é, eu saí para o treino, não costumo levar água, estava calor e eu rodei 16Km. Estava realmente calor e eu comecei a ficar com sede, mas não queria parar para comprar algo, achava que se parasse não ia correr mais. Mas acabei ficando cansado e tendo que parar, e penso que o desempenho teria sido melhor se eu tivesse me hidratado corretamente.

Mas depois do treino resolvi passar no mercado, coisa que faço com frequência (terminar o treino no mercado), tanto que outro dia eu tava me tocando que eu não saia de casa para ir ao mercado exclusivamente à tempos, o que eu fazia era terminar o treino lá, ou seja, saia de casa para correr mas aproveitava e ia no mercado.

Eu estava com sede realmente, todos os sucos e águas no mercado eram muito atraentes. Eu acabei comprando 2l de suco de maçã, 4l de laranja, 2l de pêssego, 2l de abacaxi e para completar mais 1l de um suco lá que é uma mistura de açaí, banana e outras coisas (que é delicioso por sinal). Enfim, foi até difícil de carregar até em casa.

Mas acho que a questão é exatamente que as comidas ficam mais atraentes quando vc está com fome da mesma forma que os sucos quando está com sede. Aí você compra mais. Seria mais do que o necessário? Não sei, talvez. O negócio é que eu sempre compro muito suco de qualquer forma e posso pensar que tendo comprado um pouco mais agora vai simplesmente fazer com que eu não compre por mais tempo. Talvez não, a questão é que tendo mais suco em casa eu certamente vou consumir mais. Se eu tivesse comprado apenas 2l, eu provavelmente passaria com água, sem suco, por uns dias, consumindo menos, gastando menos em sucos. Não é igual sal que tanto faz você comprar um pacote ou 10 que o consumo diário não muda, e logo que acaba você corre ao mercado comprar mais pois não consegue ficar sem. Bom na verdade outro dia quando acabou o sal eu tentei colocar shoyu nas coisas para não ter que ir ao mercado, nem sempre foi uma boa idéia, mas melhor a gente não falar sobre essas estórias vergonhosas...

2 comentários:

Paulo disse...

Fala Marcones!
Eu acho que você precisa considerar um outro ponto nessa sua analogia entre suco e comida, ou sede e fome. Acho que quando se vai ao supermercado com fome acaba-se gastando mais grana com porcarias não necessariamente de qualidade. Ao invés de comprar mais carne, arroz, batata, verduras, etc o indivíduo compra doces, salgadinhos, e coisas desse tipo. Ir com sede parece menos desastroso... sei lá...

Marcos Sanches disse...

Fala cara!

É, você talvez tenha razão, eu quando vou ao mercado com fome tenho maior probabilidade de comprar pizza congelada, pois é rápido para preparar...

MS

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...