sábado, 15 de maio de 2010

Rumo aos 300Km


Decidi que ia tentar rodar 300Km em Maio, mas não está fácil. O Bernabeu também definiu os 300Km como objetivo então estou tentando acompaanhá-lo. Mas hoje eu tenho um motivo para ficar feliz por ter atingido o objetivo de certa forma. É que considerando os últimos 30 dias, eu corri 310 km! Isso engloba final de Abril e começo de Maio.

O ponto é que eu comecei a correr com mais intensidade lá pelo dia 18 de Abril, então o final de Abril foi bastante pesado com muitos e muitos Km percorridos. Assim já comecei Maio cansado mas agora estou no momento que olhando para trás 30 dias eu já acumulei os 300Km, na verdade mais que isso. E o final de Abril foi tão intenso que imagino que devo atingir os 330Km em 30 dias nos próximos dias. Depois o acumulado deve cair, mas a idéia é segurar em 300 mensais até o final de Maio. O gráfico aí mostra o acumulado mensal.

Sobre a experiência de correr em média 10Km todos os dias, tem sido difícil. Os dias variam muito e para mim ficou mais ou menos claro que se tenho um dia bom, o dia seguinte vai ser ruim e vice versa. As pernas estão sempre aparentemente cansadas, mas quando começo a correr logo vejo que elas vão dar conta do recado novamente. É cmo se os músculos estivessem se acostumando a correr de forma que eles podem suportar a corrida ainda que estejam cansados. Embora não esteja medindo a velocidade, o ritmo caiu. Imagino que eu rodava em torno dos 5min/km, as vezes mais rápido, mas agora acho que devo estar mais para os 5:30 min/km. Minha impressão é que esse tipo de treino não trás vantagens competitiva, eu acho que estou cansado, mas não sei se estou resistente ou rápido. Tanto treinos longos como rápidos não existem mais, deram lugar aos treinos regulares de 8 a 15 Km. Os percursos estão se tornando chatos e eu estou tentando variar; nos finais de semana eu costumo abortar os loops e ir para longe, pegar o metrô para voltar. Assim quebra um pouco a monotonia.

Ontem foi um dia diferente pois fui pedalar com o Trevor de manhã e assim não corri. Foram 20Km de bike que fizeram minhas pernas sentirem um pouco, faz bastante tempo que eu não pedalo distâncias mais longas. Ainda assim acho que foi um de nossos melhores tempos para o percurso. A tarde eu tinha que correr para não ficar muito atrás da meta dos 300Km e quando comecei notei que estava horrível, pernas travadas. Só podia ser a bike de manhã. Mas eu insisti e resolvi ir correr na pista perto de casa para poder parar quando quisesse. Não parei, completei os 10Km e senti o sabor diferente de correr na pista, talvez o psicológico tenha ajudado nessa! As pernas melhroaram com o passar dos Km e mais impressionante é que hoje eu já estava bem melhor, acabei correndo 14Km. Com isso cmpleto 152 Km hoje, dia 15, média pouco acima de 10min/km. Amanhã tem treino com o Nathaniel, imagino que serão uns 6Km até o ap dele e depois mais uns 6 com ele em ritmo bem tranquilo. Vamo ver!

2 comentários:

Paulo disse...

Fala Marcão!
O gráfico está bonito!

Provelmente você vai tentar fazer esse pico de 300km se tornar um plateau nos 300, certo?
Vai ser bem cansativo seguirar essa onda toda.

abração
Paulo NOG

Marcos Sanches disse...

Fala Paulão. Não sei se vai dar não cara, já estou cansadão e hoje nem corri, acho que já era...

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...