sábado, 22 de maio de 2010

Documentários sobre Matemática

Eu assisti dois documentários muito legais.

O Último Teorema de Fermat, que também é o nome de um livro, conta a estória da busca da prova do último teorema de Fermat (último porque os outros já foram provados) por quem a encontrou, o matemático Andrew Wiles. É bastante interessante como a matemática pode se tornar tão importante para algumas pessoas. O Livro é ainda mais legal pois ele conta a estória completa da busca da solução enquanto que o documentário foca mais no matemático que a encontrou.

N é um número - Um retrato de Paul Erdos é um documentário sobre um importante matemático Húngaro que faleceu a pouco tempo. A estória é impressionante pela dedicação dele à matemática, mesmo depois de estar bem velho. Diz-se que ele não possuia nada, viajava de país em país, de conferência em conferência, não tinha endereço, não tinha posses. A mãe dele era também uma matemática e ele gostava tanto dela que quando ela era viva ele a levava nas conferências.

Estes dois documentáriso são muito bons!

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei dos posts, já o livro O Último Teorema de Fermat duas vezes, mas o que eu queria era encontar o documentário. Vc não sabe de algum site que tenha o mesmo para venda. Desde já agradeço. Herlan R. de Souza (herlansouza@hotmail.com).

Raphael disse...

Pow cara! Assisti esses dois outro dia mesmo! Ha! Muito bons mesmo!

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...