domingo, 17 de janeiro de 2010

Teoria da Conspiração

O ataque ao World Trade Center em 2001 é para muitos um acontecimento mal explicado que não foi causado por terroristas, mas antes pelo próprio governo americano. Eu assiti esse documentário da TV canadense sobre esse tema, que acaba levando a outros docomentários sobre a teoria da conspiração, que aliás não são poucos, depois que os US começaram a guerra no Iraque.

Dizem que sem bombas espalhadas pelo edifício, o WTC jamais cairia como se implodido, como aconteceu. Que apesar de evidência de explosões depois da colisão dos aviões, os restos do WTC desapareceram sem qualquer investigação. Que a força aérea teve tempo para interceptar os aviões e que bombas destruiram o pentágono, não o avião. E dizem que chamadas de celulares de dentro de um avião é impossível (como aconteceu de várias pessoas ligarem para seus familiares de dentro dos aviões sequestrados).

Depois junta-se a isso o fato de us US terem invadido o Iraque com base em uma mentira, a de que o país tinha armas de destruição em massa. E uma mentira também levou ao início da guerra do Vietnan (ambas comprovadas!). E aí a mídia entra na estória pois foi a manipulada mídia que convenceu o povo americano da necessidade da guerra e não questionou o governo sobre as evidências furadas sobre as armas (como midias internacionais fizeram). A mídia diz o que o governo diz a ela, mas se o governo é o grande vilão eles dirão o que quiserem, exceto a verdade.

A primeira reação que temos é a de dizer que pessoas estão sonhando quando dizem esse tipo de coisa pois tudo isso é meio inimaginável, é muito distante do que sempre acreditamos. Será que todas essas "Teorias da Conspiração" ligadas a guerra no Iraque são falsas? É uma questão complicada.

Se você procurar uma razão para o envolvimento do governo no ataque ao WTC, vc vai achar. Por isso não devemos acreditar nessas teorias sem ter motivos mais fortes. Mas quando existem vários filmes sobre isso (Why we Fight, The Corporation, The Money Masters, Zeitgeist, Wake up Call, Bowling for Columbine, Fahrenheit 911 e vários outros) com provas em alguns níveis então parece que algo pode fazer sentido. Nossa visão do mundo é totalmente formada pela mídia, mas será que eles estão interessados em mostrar todos os tipos de verdade?

Acho que antes de dizer que todas essas teorias são idéias malucas e sem sentidos (essa é a forma mais fácil de se livrar do assunto), devemos pensar mais sobre o assunto, ponderando os dois lados. E ser menos passivo ao que nos dizem....

Nenhum comentário:

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...