sexta-feira, 17 de maio de 2013

Véspera de feriadão

No Canadá os feriados são mais organizados do que no Brasil. Tem mais ou menos um feriado por mês, e os feriados caem sempre nas segundas, exceto o Natal e Ano Novo. Tipo, eles movem o feriado para a segunda feira. Não tem esse negócio de emendar feriado, que eu ia chamar de pouca vergonha, mas não sei, eu não sou do tipo que acha que devemos trabalhar muito, pois fazendo isso estamos em geral ajudando os outros a ficarem mais ricos e gastando nosso tempo, que não volta mais, com coisas que não gostamos. Em geral, não sempre. Mas tem o outro lado. O povo ter mais vez é bom, e isso é o que acontece no Brasil quando fazemos ponte nos feriados,  mas eu quase que diria que o Brasileiro é menos consciente ou defensor dos direitos do povo do que o Canadense. A razão das pontes não seria o resultado do esforço do brasileiro para ter mais vez e não ser tão controlado pelas corporações, seria mais o resultado de uma cultura qu enão ta nem aí para muitas coisas, inclusive trabalho. cultura relaxada e descompromissada.

Enfim, não era isso que eu estava planejando escrever hoje. Eu queria falar mais do feriado daqui, o Victoria Day, Dia da Rainha Vitória, que celebra o aniversário da Rainha que teve o reinado mais longo da história da Inglaterra. Fora isso o significado do feriado parece estar meio ligado ao Canada se tornar soberano, ao Império Britânico, e aos Países da Commonwelth, um conjunto de países ligados a Inglaterra, acho que anterior colônias da Inglaterra.  Eu acho impressionante como o Canadá é ainda ligado às tradições da Monarquia; eu entendo a importancia de monarcas na criação de poderosos impérios e tal, mas não é a monarquia totalmente oposta ao conceito de democracia que tantos pregam? Para nós Brasileiros, muito mais do que para Canadenses, Reis são coisas da história, do passado, e a nossa cultura torna um pouco difícil de entender como países desenvolvidos ainda está apegados a monarquia...


Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...