sábado, 4 de maio de 2013

O peso dos Km

Basicamente, hoje foi difícil. Sábado era para ser dia de longão, mas tipo agora eu tô fazendo longão todo dia dado que 10km é longão. Mas hoje senti o peso. Tive que dar uma andada depois de uns 400m e repensar se ia correr ou não e onde. As pernas estavam pesadas.

Resolvi continuar e continuei num ritmo meio aleatório, correndo por novas ruas, embora dentro do usual perímetro. Com uns 4 km eu peguei uma trilhilha que ainda não conhecia. Daí saí numa pista, ou sei lá, uma área esportiva. Voltei para a rua e logo estava na Lawrence Street, que conheço bem.

Ia passando em frente da pista e pela primeira vez o portão estava aberto. Tipo, 6:20 da manhã, eu passando pela calçada onde todo mundo passa, e o portão da pista de atletistmo que eu sempre vejo da rua, ali, aberto. Na verdade acho que a pista sempre está aberta, mas usualmente você teria que entrar por um portão do lado, não o da rua. Não, não é assim um fato sem importância pois no Brasil nem temos pista de atletismo numa cidade igual São Paulo.

Eu passei uns três metros do portão, me toquei, voltei, entrei. Estava cansado e planejava dar uma volta só, talvez duas e trapacear um pouco adicionando 1 km no percurso. Mas logo que comecei a rodar me senti melhor, uma sensação de que correr na pista é muito mais fácil. O rítmo aumentou e correr ali com o sol no horizonte nascendo se tornou gostoso. Resolvi dar 5 voltas e adicionar 2 Km ao meu percurso, dois kms justos.

Durante essas 5 voltas o contraste entre Toronto e São Paulo em termos de disponibilidade de pistas de corrida permaneceu em minha cabeça. Aquela era a segunda pista que na qual eu tinha esbarrado correndo aleatoriamente pela cidade e sem pensar em pistas. Talvez eu tenha tido um dia de flutuações aleatorias positivas em relação a pistas, mas de qualquer forma aquilo parecia um privilégio tão grande que os Canadenses tem em relação a nós. Será que é só porque eles são mais "ricos"?

Ah, o rádio falava sobre futebol, eu nem prestei atenção no rádio hoje enquanto corria. Aos sábados e domingos o programa das 6 horas não é bom, e hoje eu comecei já era quase 6... Geralmente eu tenho podcasts, mas hoje resolvi correr em silêncio depois das 6, e no metrô, voltando para casa eu terminei de ouvir o podcast sobre velejar sozinho ao redor do mundo, o qual eu já tinha comentado aqui... No final ainda rodei mais 9km, só que mais lentamente...



Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...