quarta-feira, 29 de maio de 2013

SSC Conferencia

Desde segunda até hoje eu estou participando da conferencia anual da Sociedade de Estatística do Canada, em Edmonton. É uma situação bastante interessante - eu que por muito tempo trabalhei em empresa privada, agora me sinto de volta a universidade e pesquisa. O círculo se fechou.

A Conferencia é na Universidade de ALberta, num campus espaçoso, com prédios diferentes, que me lembrou a UPS e Unicamp, mas acho que ambas são maiores que a Universidade de ALberta.

Estar junto com a comunidade acadêmica, em uma conferência tem um gosto especial, em particular é super diferente das conferências da galera de marketing, onde o ar fica impregnado com o formalismo, competitividade das grandes coorporações. Aqui pouca gente trabalha para a iniciativa privada, a maioria trabalha em universidades, hospitais, orgãos públicos. As aplicações não saõ relacionadas a ganhar dinheiro.

Tudo isso é legal, mas eu ainda fico com um sentimento de certa aversão de ver tanta gente falando de seus trabalhos numa luta para conquistar espaço acadêmico que é análoga a competição das grandes corporações. Eu me questiono se hoje em dia, com as facilidades de se comuicar, essas conferências ainda fazem sentido. Com certeza aumentar a sua rede de contatos e um dos grandes pontos desses encontros, mas me parece que isso vai acontecer mesmo sem conferências, se você se tornar expert em alguma áera.



Nenhum comentário:

Volta no Bairro - North St James Town

 Hoje foi o dia de usar o descanço no treino para dar uma volta em um bairro. Dado que estava frio e que ontem foi o longão, hoje tentamos n...