segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Granny Gear

A gente convivendo com uma lingua diferente está sempre descobrindo coisas novas no dia a dia. Eu nunca fui bom para falar inglês, provavelmente porque nunca liguei muito de falar mal, sempre dando a desculpa que a minha língua é o portugues. Mas às vezes mesmo que a nossa lingua seja a melhor que pode existir, a gente descobre particularidades interessantes nas outras. Especialmente as gírias.

Naquele dia eu tinha ido de metrô para o trabalho e Trevor também. Foi uma grande coincidência pois raramente qualquer um de nós larga da bike. Eu fui porque tava chovendo e eu ainda não tenho capa de chuva, essas coisas. Ele porque tinha uma apresentação e precisava estar de gravata e tal. No final do dia ele passou como sempre lá na minha baia e eu tava saindo, como ambos íamos caminhar para casa resolvemos ir juntos.

Ele me mostrou um novo caminho por um parque meio escondido, muito legal. Mas a maior parte do tempo acho que ficamos conversando sobre bike, especialmente a minha viagem a Port Perry, que eu tava contando para ele. Lá pelas tantas eu disse a ele que com o tempo a coisa começou a ficar difícil. Tinha muitas subidas e descidas e nas subidas eu ia cada vez mais devagar, já estava usando aquela, como é que se fala, aquela roda de dentes menor que tem na frente, que você pedala, pedala e não sai do lugar? Ele respondeu "granny gear", dando risada. Eu disse que não entendi, o que é granny? Essa era uma ignorância causada pela meu certo descaso com o ingles. Ele disse que granny significava vovó, um jeito de dizer vovó, e eu caí na risada. Ele disse que era uma gíria usada para aquela roda menor que tem na frente, e depois foipoliticamente correto dizendo que na verdade a gente devia usar mais ela, que ele usava menos que devia... No Brasil não sei se temos nome para a "granny gear", mas certamente não a chamam assim... Devo admitir que estou em duvida como se escreve granny, talvez seja grannie, ou com um n só, não sei... A gente aprende aos poucos e aprende sempre, eu ainda tenho muito chão pela frente....

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...