domingo, 28 de setembro de 2008

Comparação Maratonas

Eu havia tido a impressao que a maratona aqui de Toronto conta com corredores em media mais lentos do que o que vemos no Brasil, Fazendo uns calculos rápidos, temos que cercad e 12% dos corredores aqui terminaram sub 3h30m contra cerca de 20% em São Paulo, 30% em Porto Alegre, 16% no Rio de Janeiro e 44% em Foz do Iguaçú. Os números são aproximados pois o meu Firefox travou e eu perdi todo o texto que eu tinha escrito. Mas ainda assim é interessante, no Brasil os maratonistas, olhando por esse ponto, são mesmo mais rápidos na média. No site da Nike temos o tempo médio da corrida em diversas cidades do mundo. Nesse caso São Paulo não ganha de Vancouver (não teve a corrida da Nike em Toronto). O tempo médio em São Paulo foi de 1h02m44s enquanto que em Vancouver foi de 58m33s.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fala Marcão! Não tenho acesso aos dados em questão, mas a partir do seu artigo, a minha leitura, no chutômetro, é bem diferente.

Aliás, é uma coisa que comentei quando fomos ao Revezamento Corpore em Ilhabela.

No Brasil, há uma "cultura" de dizer que maratona é algo difícil, que é pra poucos, que é heróico terminar, se acha fodão so porque terminou, etc e etc.

Em muitos países mundo afora, "terminar uma maratona" não tem nada de mais. O cara decide correr, treina (duro) e termina. Sem frescura.

Assim, não vejo simplesmente como positivo, o fato que os brasileiros tem uma média mais rápida. São as provas mundo afora que os amadores participam mais amplamente.

Sem falar que, se for verificar quem são esses concluintes em menos de 3h30, pode ver que são sempre os mesmos, que fazem, três, quatro, cinco ou seis provas numa temporada.

Assim, há uma "cultura de transformar as maratonas brasileiras em provas seletivas". Veja que a prova realmente mais seletiva, a de Foz do Iguaçu, é exatamente com a maior porcentagem de sub 3h30. Os novatos nem se atrevem a ir lá. Os "feras" adoram.

Enquanto continuar a "supervalorização" quanto ao fato de simplesmente terminar uma maratona, a participação polular das maratonas NUNCA vai crescer aqui no Brasil.

E consequentemente, não vão aumentar o número de provas, e eu vou ficar chupando o dedo vendo os norteamericanos e canadenses conseguindo mais e mais "promoções" no Marathon Maniacs, rsrs

Abraço!

Marcos Sanches disse...

Fala Hideaki!

Sim, eu não acho que seja positivo o Brasil ser em média mais rápido, apenas fiz a constatação (rápida e sem muito rigor) usando uns poucos números daquilo que eu pensei hoje quando assistia a Waterfront Marathon. Eu concordo com os seus pontos embora alguns sejam meio polêmicos.

Não diria que seja negativo também. Hoje vi também muita gente lá do final mal, mancando, na ambulância. Se a velecidade menor implica também que mais gente vai correr sem estar devidamente preparado, então teria que dizer que sim, a situação do Brasil é melhor.

Eu não conheço o corredor canadense e o seu perfil, mas diria que ele não é "um Hideaki", tipo, ele não corre várias maratonas no ano nem está preocupado com o Marathon Maníacs (é meu achometro). Ás vezes eu penso que o caráter beneficiente da maratona atrai gente que de outra forma não participaria. O Marketing da prova é fortemente baseado nesse carater beneficiente. Talvez isso explique mais gente acima dos 3h30, não sim.

Outro ponto - no Canadá vc não tem tantas provas como no Brasil, talvez vc tenha mais maratonas, mas são provas pequenas, no geral o Brasil é um paraíso para os corredores em termos de provas. Eu acho que vc tem mais maratonas porque algumas delas são organizadas mais precariamente, simplesmente com objetivo beneficiente. No Brasil, na minha opinião, como as maratonas são um negócio lucrativo, elas precisam ser grandes, senão correm o risco de acabar. E por isso tem menos.

Mas que fique claro, não acho que estar acima ou abaixo dos 3h30m é bom ou ruim. E tem o final do post, na Human Race o Canadá foi bem melhor que o Brasil em tempo médio de terminar a prova (quarta colocação!), ou seja, bem mais rápido que o Brasil.

Abraços

Marcos

Anônimo disse...

Humm, realmente me expressei mal. o "não vejo como positivo" que escrevi, foi em relação à organização e crescimento de eventos deste porte. Concordo com o "potencial negativo" para os atletas em si. Mas falando pelo menos por parte do Japão, que acompanho através de revistas, lá, a pressão de que se DEVE terminar uma maratona é bem menor. Principalmente nessas provas beneficentes, o "importante é participar", talvez para testar até onde consegue ir, mesmo destreinado. Só que em geral, o cara sabe qual é o momento que é melhor "desisitr".

O Japão é uma cultura muito caracterizada pela questão da "vergonha", mas cá entre nós, a cultura da "vergonha" entre os corredores brasileiros é algo horripilante, pelo que tenho visto nos orkuts da vida...

P.S.: eu adoro o Marathon Maniacs, mesmo porque com os meus horarios irregulares, tá dificil de montar um treino sistemático para reduzir o tempo. Porém, sei que não é uma coisa saudável e nem recomendo.

Mas para quem treina e planeja direito, não é nada impossível, nem mesmo difícil. Assim, na verdade, tem um monte de gente fazendo "sequencia de maratonas"

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...