sábado, 10 de outubro de 2009

História co Canadá - Capítulo 10 - Os Nativos e o Comércio de Couro no Oeste

Embora nos dias de hoje os povos nativos se julguem explorados, não era assim a dois séculos atrás. Os nativos no final do século XVIII participavam com entusiasmo do comércio de couro. A competição entre Hudson Bay Company e os cmerciantes de Montreal assegurava que eles continuariam tendo seu lugar no comércio de couro.

Com a Revolução Americana os comerciantes de couro de Montreal se viram numa situação muito difícil, visto que grande parte de sua fonte de couro vinha de onde se tornou os EUA. Para fazer frente aos comerciantes de Hudson Bay Company (HBC) eles se uniram com outros comerciantes e formaram a North West Company (NWC). Com a compatição, em 30 anos o número de postos de comércio de courto subiu de 17 para 430 de forma que onde quer que o nativo estivesse ele teria um posto onde poderia levar o couro por perto. Um posto de troca conveniente localizado e bons bens europeus era tudo o que os nativos queriam, de forma que os nativos adiquiriram muito da cultura européia.

Mas com a competição HBC-NWC os nativos mais ao norte também sofreram violência. Para manter os seus fornecedores nativos era frequente o uso de violência pelos europeus, em especial a tribo Dene. Quando isso acontecia os nativos muitas vezes se retiravam do comércio de couro, outras vezes eles retaliavam os europeus assassinando comerciantes. No Sul a violência acontecia menos mas nem sempre o comércio era bom para os nativos. A tribo Ojibwa por exemplo sofreu quando a caça ficou escassa em sua região, passando necessidade e houve até rumores de praticarem canibalismo. O comércio de pele mudou o seu ambiante e tornou a sua sobrevivência difícil.

Doenças contagiosas foram outro problema trazido pelos comerciantes. Por volta de 1780 uma epidemia de sarampo devastou tribos no Oeste do Canadá, vitimando pelo menos metade dos indivíduos.

Ainda na época do domínio Francês, o contato dos nativos com os povos de orígem européia era tão grande que estimou-se que 40% dos canadenses tinham pelo menos um sucessor entre os nativos por causa dos casamentos entre europeus e nativos. Esses descendentes que tinham sangue europeu e nativo geralmente não se identificavam com os brancos nem com os nativos, eles costumavam se identificarem mais com seus semelhantes. Com isso várias comunidades surgiram no Canadá dos chamados Metis (mixed blood). Os Metis não eram valorizados como os brancos e tinham sempre empregos de baixo salários. COm isso as comunidades Metis passaram a depender para sua sobrevivência sobretudo do comércio de couro. Diz-se então que o comércio de couro não só mudou a vida e cultura dos nativos mas também criou um povo totalmente dependente dela. A cultura dos Metis também era misturada entre a nativa e européia. A linguagem era frequentemente uma mistura do nativo e frances ou ingles. O mesmo aconteceu com outros aspectos da cultura, como a dança por exemplo. Com isso uma nova cultura surgiu da prática do comércio de couro.

Em 1812 HBC decidiu começar a colônia do Rio Vermelho (Red River Settlement) perto de onde é hoje Winnipeg. A colônia tinha por objetivo suprir os comerciantes de couro da região. Mas os comerciantes de NWC viram a colônia como uma ameaça e incentivaram as comunidades Metis a atacarem a colônia da HBC. A briga que se sucedeu envolveu o assassinato de pessoas da HBC e ações judiciais contra ambos NWC e HBC.Os fatos juntos levou ambas a uma posição financeira precária e finalmente houve a fusão das duas em 1821.A nova companhia levou o nome da Hudson Bay Company.

A história dos ingleses na costa oeste canadense começou em 1778 com a expedição de exploração do Capitão James Cook. antes disso a região era explorada por russos e espanhóis. Em 1774 os espanhóis mandaram expedições do México para o norte da costa do Pacífico, com a finalidade de tomar a região para eles. Em 1975 eles clamaram a costa Oeste do Canadá e dos EUA para o rei da Espanha. Em 1789 os Espanhóis começaram a construir um forte na costa Pacífica do Canada onde Cook tinha ido 11 anos antes. Em 1790 guerra entre ingleses e espanhóis foi evitada pela Convenção Nootka Sound que estabeleceu ocupação conjunta da costa ao norte de San Francisco. voltando um pouco, em 1778, James Cook trocou bens europeus por pele de lontra marinha, capturadas por nativos Nuu'chah'nulth da região costeira do Canadá. Cook fez muito sucesso com a venda na China dessas peles o que abriu um enorme comércio de pele de lontra marinha na região, explorado pro Ingleses, Americanos, Espanhóis e Franceses. Os nativos eram duros comerciantes, sempre impondo suas condições de forma que os bens europeus não devastou a cultura desses povos do oeste. Em 1793 os ingleses começaram a ir mais para o interior da costa oeste e estabelecer postos de comércio de pele de castor. Dessa forma por volta de 1821, embora o oeste ainda era uma área menos explorada, os ingleses já tinham presença ativa com o comércio de pele de Castor e Lontra.

Com isso terminamos a parte 3 do livro (América do Norte Britânica). A parte 4, que vai de 1815 a 1867, fala sobre o desenvolvimento das sociedades colôniais no Canada (Maturing Colonial Societies).

Nenhum comentário:

Preparativos finais

 E hoje foi o ultimo treino no Canadá, o próximo será em Lisboa. Treino leve, que até pensei em adiar por causa de uma leve dor na panturril...