domingo, 4 de outubro de 2009

História do Canadá - Capítulo 9 - Redefinindo a America do Norte Britânica

Ok, agora com internet em casa vamos voltar aos relatos sobre a história do Canada...

Com a vitória e independência americana, os moradores da ex-colonia britanica que eram leais a inglaterra tiveram que deixar o país. Cerca de uns 15000 deles foram para Quebec e outros 35000 para Nova Scotia, colonia britânica no Canada. A inglaterra deu a eles terra e as vezes até dinheiro para começar a nova vida de forma que a situação deles não foi tão dramática. a maioria dos leais (em ingles Loyalists) no entanto foram para a Inglaterra ou para a Índia. Grand eparte dos que foram para Nova Scotia acabaram vendendo as terras ganhadas e saindo de lá. Os que foram para Quebec, por outro lado eram mais fazendeiros e acabaram ficando.

Cerca de 3000 negros leais também foram para Nova Scotia mas receberam terras mais afastadas e de menos valor, fora os conflitos que acabaram sobrendo com a ssociedade local Metade deles acabaram foltando para a Africa quando tiveram oportunidade. Os negros escravos dos americanos receberam a promessa de liberdade e terras se lutassem contra os americanos, em favor dos ingleses. Eles formavam a maioria dos negros leais que deixaram os US e foram para Nova Scotia. Nessa época havia cerca de 2000 negros escravos em Nova Scotia.

Muitos nativos que viviam ao sul dos grandes lagos, terras que passaram a pertencerem aos Americanos, se moveram para o Norte pois eram aliados dos Britânicos. Algumas tribos trocaram suas terras por armas, roupas e produtos europeus e acabaram ficando sem terra.

Em 1791 o governo britânico baixou o ato constitucional que dividiu Quebec em Upper Canada e Lower Canada. Upper Canada tinha maioria que falava inglês, os leais que fugiram dos US. Lá o sistema legal Ingles prevaleceu enquanto no Lower Canada a maioria da população falava frances e o antigo sistema frances continuou em operação. Isso foi uma tentativa do governo britanico de acabar com o pessimismo da populaçao quanto a dmeocracia. Como não é difícil de prever, o Lower Canada compreendeu a região onde hoje é o sul de Ontário e Upper Canada seria em maior parte onde hoje é a província de Quebec.

Upper Canada(UC) - A população do UC cresceu 9 vezes com a vinda dos Leais dos US depois da Revolução Americana. A capital do UC ficou sendo Yoek, depois nomeada Toronto em 1834. UC era bem servido por estradas, construidas pelo governo britânico para fins militares (entre essas estradas estava Yonge Street, uma das principais ruas de Toronto). UC era dividido em distritos e cidades. As cidades tinham seus representantes administrativos eleitos pelos que tinham terra, mas quem tinha mais podera eram os juizes que faziam as leis, apontados pelo governo. A população no UC tinha cada vez mais visão democrática e era descontente com o pouco poder que seus representantes tinham.

Lower Canada (LC) - Apesar da imensa maioria da população falar francês, o poder no LC era mantido por uma minoria de pessoas que falavam inglês, que eram apontados e tinham suporte financeiro do governo britânico. Muitos deles fizeram fortunas com comércio de pele e madeira, com o comércio em geral ou com destilarias (brewery). Com o domínio por Napoleão das fontes de madeira na europa no começo do século XIX, o s britânicos incentivam muito a extração de madeira na colônia e em 1810 74% das exportações do LC era madeira. A pele que era responsável por 76% das exportações em 1770 caiu para 10% em 1810.O comércio de madeira também incentivou o cmeço da indústria de navios em Quebec. A população que falava frances era cada vez mais frustrada por não ter acesso ao poder no LC. Com isso o sentimento nacionalista cresceu muito entre eles, pois eles se viam como quem deveria dominar o LC. Eles viam a democracia como a única forma de preservar a cultura e lingua no LC. Em 1806 os nacionalistas tinham um jornal próprio "Le Canadien" que foi retaliado em 1810 por críticas ao governo.

No LC as terras eram emplamente dominadas pelos que tinham mais poder sendo que os pequenos proprietários cairam em uma grande crise no começo do século XIX, pela sistemática divisão de suas terras entre filhos, pela política do governo que dificultava eles produzirem para exportação, pelas técnicas precárias usadas na lavoura e empobrecimento em anos que a produção era baixa. Com isso muitos proprietários de terras procuraram empregos na extração de madeira, serrarias, pesca, comércio, fabrica de navios, comércio de pele,etc. Isso foi também fator que incentivou o pensamento de reformas políticas entre a população que falava frances no LC.

Em 1812 a Inglaterra entra em guerra com Estados Unidos principalmente por causa da política para com os povos nativos que viviam na fronteira e política sobre neutralidade em alto mar. A guerra porem foi lutada principalmente por tropas britânicas e povos nativos e a resolução do conflito também não envolveu a colônia. Isso reforçou a ideologia anti-democrática das elites no UC e o nacionalismo do povo que falava frances no LC. Na guerra os Americanos focaram na invasão do UC, já que a maioria de sua população havia ido para lá dos US. Eles pensaram que os canadenses iam se entregar visto o descontentamento com a elite britânica e o pouco poder dos eleitos. Uma minoria dos canadenses o fez e o resto da população era mal treinada para a guerra e descontentes com o governo inglês. Os ingleeses no entanto tinha bastante nativo a seu lado e tomaram Detroit, vencendo uma batalha e auentando a moral do povo no UC. Nas batalhas seguintes, que duraram até 1814 os Americanos tomaram de volta Detroit, queimaram Niagara on The Lake, invadiram Toronto e Kingston sem no entanto conseguir tomá-las. Os ingleses por outro lado atacaram Buffalo e Washington DC e expulsaram os Americanos de Montreal.

Alem de UC e LC, a outra parte das colônias britânicas na América do Norte era Maritime (a parte do Canadá que fica na costa do Atlantico). Por ficar perto do mar era mais fácil para os ingleses defender Maritimes e os Americanos sabendo disso não invadiram Maritimes. O comércio the madeira, serralherias, pele em Maritimes cresceu muito com o bloqueio que Napoleão impos contra a Inglaterra. A guerra contra os americanos e franceses fez com que ambos saissem das águas do atlantico norte fazendo com que a pesca fosse dominada por Newfoundland.

Embora a guerra de 1812 é pouco citada em livros de história americanos, ela é um motivo de orgulho para os Canadenses. A expulsão dos Americanos e a união de falantes de inglês e francês para defender a colônia fez crescer o sentimento de união entre as duas colônias. No entanto a guerra também refreou um pouco o sentimento democrático uma vez que ficou claro que sem os britânicos eles seriam anexados aos US. US e Inglaterra assinaram um tratado de paz em Dezembro de 1814 pelo qual ambos os lados se retiraram de territórios invadidos durante a guerra. US e Inglaterra nunca mais iriam declarar guerra um ao outro em sua história. Ainda assim por muito tempo ambos os lados consideravam o outro como potencial ameaça. Por conta disso (então sendo considerados frutos da guerra) foi construido o Canal Rideau que liga Otawa a Kingston e fortes em ambos os lados da fronteira.

Conclusão - Entre os anos de 1783 e 1815 os laços entre as colônias e a Inglaterra se fortaliceram por causa das guerras (com França e US). Os Leais vindo dos US contribuiram muito para tornar a colônia, essencialmente francesa, mais britânica. O sistema mercantil ficou mais forte por conta da guerra contra a França (Napoleão).

Um comentário:

Mayumi disse...

Nossa, que confusão de guerra! Vou ler de novo! Rsrs.
A retaliação ao jornal "Le Canadien" lembrou-me a censura ao jornal Estadão agora, há quase 2 meses, por eles terem publicado algo sobre o filho do Sarney. Todo lugar do mundo é igual? Rs.

Preparativos finais

 E hoje foi o ultimo treino no Canadá, o próximo será em Lisboa. Treino leve, que até pensei em adiar por causa de uma leve dor na panturril...