terça-feira, 6 de outubro de 2009

Qualidade de Vida

Segundo o Índice Anual de Desenvolvimento Humano, da ONU, o Canadá é o quarto país do mundo em qualidade de vida. Esse índice é composto de 3 partes - Saúde, Instrução e padrão de vida e eles tem os indicadores que medem cada uma destas partes.

Pensando nestas 3 áreas, é bem visível a diferença do Canadá que ficou em quarto lugar para o Brasil que ficou em Septuagésimo Quinto lugar. É bem visível a diferença na qualidade de vida entre os dois países, ainda que a primeira coisa que eu me perguntei é como eles calculam esse indice. Na corrida de manhã com o Trevor eu disse a ele que para o Canadá ficar em quarto lugar eles provavelmente não incluem a temperatura....rs.

Uma coisa interessante e muito boa é que eles disponibilizam os dados todos, de todos os países, alguns inclusive em séries históricas. Dessa forma o internauta que estiver interessado pode brincar muito com os dados. Eu não olhei a fundo como o índice é calculado, mas me perguntei se, dado que tem tantas coisas nesse índice, não haveria alguma área em que o Brasil se sai bem.

Só dei uma olhada rápida mas parece que sim, tem coisas que somos muito bons (e outras que somos muito ruins, o que resulta num índice geral médio). No resumo sobre o Brasil, o país está em décimo terceiro no percentual de mulheres alfabetizadas medido como percentual dos homens (No Brasil as mulheres levam vantagem nesse quesito, elas são mais alfabetizadas do que os homens de uma forma geral). Mas eu não encontrei a tabela completa para ver a posição do Canadá neste indicador. Parece que em geral o Brasil tem melhores índices na disparidade entre sexos.

Mas de qualquer forma 75 é meio vergonhoso. Que o nosso governo abra o olho e pense mais na população em vez de seus bolsos...

Um comentário:

Mayumi disse...

Putz, ainda não se tocaram que a saída é investir na educação!

Preparativos finais

 E hoje foi o ultimo treino no Canadá, o próximo será em Lisboa. Treino leve, que até pensei em adiar por causa de uma leve dor na panturril...