sexta-feira, 23 de outubro de 2009

The Betrayal

The Betrayal - A Traição - é um documentário que fala um pouco sobre as consequências da guerra civil em Laos, com participação maciça dos US. O documnetário segue uma família de Laos que teve que fugir do país após a guerra pois eram tidos como inimigos pelos que venceram o conflito. Como a situação era muito complicada, eles fugiram do país indo parar nos US. Em Nova York o documentário mostra a luta da família contra a pobreza em um país totalmente diferente, com uma cultura incompreensível. O filme passa a idéia de que os US, o país que entrou na guerra contra os esquerdistas, deixou o Laos destruído, se retirou e virou as costas para o povo de Laos que lutou a seu lado e sob o seu comando, povo que correu risco de vida e teve que sair do país. Uma parte foi se refugiar nos US e lá foram totalmente ignorados e não tiveram qualquer assistência do governo americano. O filme entao fala sobre a traição da América ao povo de Laos, por usarem-nos e depois os abandonarem.

O que os americanos fizeram em Laos é impressionante. Diz-se que o número de bombas jogadas no país pelos americanos foi maior que todas as bombas usadas na primeira e segunda guerra mundial juntas. Esse é um bom artigo sobre o documentário.

O documentário é muito interessante e foi nomeado para o Oscar. Muito bom.

Nenhum comentário:

Preparativos finais

 E hoje foi o ultimo treino no Canadá, o próximo será em Lisboa. Treino leve, que até pensei em adiar por causa de uma leve dor na panturril...