domingo, 25 de outubro de 2009

H1N1

Parece evidente que o tal virus da gripe suina vai vir para o Canadá. Houve um aumento nos casos da gripe normal e mais tres mortes causada pelo H1N1. Uma campanha de vacinação maciça da população vai começar em Novembro.

Eu não estou certo se devo me preocupar ou não. O dato de estar escrevendo sobre isso significa que não estou totalmente despreocupado com a situação. Na verdade até decidi esperar um pocuo antes de comprar passagem para a Lika vir passarofinal de ano aqui. Sei lá, tem tanto barulho e ela não precia vir, então melhor esperar.

Estão dizendo que a idade mediana dos que contraíram a doença é 21 anos (50% dos que contraíram são mais novos do que 21 anos - ou seja, a doença parece ter afetado os jovens muito mais, não sei porque, talvez por eles frequentarem mais lugares onde pessoas ficam muito perto umas da outra, ou talvez por serem mais sensíveis mesmo...). Mas eu já passei bastante dos 21 anos, o que parece ser bom. A idade mediana dos que faleceram é 51 anos, ou seja, 50% dos que vieram a morrer por causa do H1N1 tem ais de 51 anos. Ou seja, os jovens pegam mais a doença, mas a taxa de mortalidade é muito mais alta entre os idosos. Eu fiquei curioso para ver números semelhantes para a gripe comum.

Eu estive pensando, acho que no meu caso, que moro sozinho e raramente uso transporte publico, as probabilidades de pegar o virus seriam menores. Mas vem aí o frio, vamos ver como os fatos se desenrolam...

Nenhum comentário:

Preparativos finais

 E hoje foi o ultimo treino no Canadá, o próximo será em Lisboa. Treino leve, que até pensei em adiar por causa de uma leve dor na panturril...