sábado, 17 de outubro de 2009

Corrida do Zoologico


Hoje foi o dia da corrida do Zoologico. Eu corri ela no ano passado, achei legal e não panejava correr denovo neste ano principalmente porque fica meio longe (30Km de bike, ou metro + onibus) e é numa época que já faz frio (ru já nem to indo muito em corridas, se faz frio então é mais difícil porque tem toda aquela maratona de levar um monte de coisa, blusas e tal..).

Mas acontece que o meu colega Etíope, o Nathaniel, se inscreveu no verão e disse que ia correr. Eu sabia que ele tava contando comigo, então me inscrevi também. Nesse tempo todo eu fiquei com aquela dor nas costas e pouco treinei. Ele treinou ainda menos para não dizer que não treinou nada. E ainda queria ir de bike até lá pois eu falei para ele que no ano passado eu tinha ido de bike.

Fomos de bike até o metrô, pois a gente decidiu que era melhor pegar o metrô até onde o metrô fosse e bike de lá em diante. No metrô ele já desistiu da bike por completo, já estava falando de pegar um busão no final do metrô. Isso por causa do frio, uns 2 graus que parecia muito menos com o vento contra na bike. E ele realmente estava despreparado, luvas não eram boas, roupas não era adequadas. Ele estava passando frio e não queria mais saber da bike. Eu concordava pois dada a falta de preparo dele principalmente (que nunca correu e nao treinou), era melhor chegar lá inteiro. Mas então dentro do metrô eu disse a ele que então estávamos levando a bike atoa e ele se tocou que iamos levar a bike atoa para deixar amarrada num poste lá, com o risco de ser roubada. Minha bike já está meio detonada mas a dele é novinha. Ele jamais deixa na rua. Então ele se tocou que ele tinha carro e pediu para voltamos para o ap dele, deixar a bike lá e ir de carro. Ok, isso realmente parecia melhor, eu topei. Chegando no ap dele eu decidi que enquanto ele subia, descia, pegava carro e tal, eu ia até meu ap deixar minha bike, ele passaria lá (6Km até meu ap).

Chegamos no local as 7:30 com largada para as 9h e frio tava trincando. Como eu sou meio prevenido, eu tinha levado um gorro extra mais grosso e uma blusa de corrida também mais grossa, para temperaturas inferiores a 5 negativos mais ou menos. Ele tava com frio e pediu os dois emprestados (logo depois que tiramos a foto acima). Tomomos um café, comemos umas coisas e fizemos uma horinha e fomos pra largada.

Eu corri com ele nos primeiros 500 metros, disse a ele para pegar leve, e coloquei um ritmo que eu achava forte, que é como eu costumo começar as corridas. Passei muita gente mas lá pelo Km 6 eu tava detonado, tive que reduzir a velocidade, mas ainda assim nem tantos me passaram. Terminei bem cansado com 47:47. Cá entre nós, se a gente colocar na balança que eu pouco treinei depois das dores nas costas e que eu tava com 10Km a mais quando voltei pro Brasil (95Kg, juro que ainda não entendi isso, queria passar noutra balança mas a Lika estava tirando com minha cara e dizendo que ela conhecia aquela balança e que ela tava certa e que eu tava gordo e não queria aceitar. ). E tava frio, imagina, 2 graus. E não era plano. Ok, tudo desculpa, mas enfim, achei que o tempo não foi lá ruim não apesar de eu ter terminado morto.

O Nathaniel terminou em 1:03, o que achei muito bom, eu tava acreditando que ele pudesse terminar na casa dos 1h20m e sofrer e sair com dores e tal e nunca mais correr. Mas ele terminou bem e parece que tá animado para encarar outras, embora não antes da temperatura aumentar.

A corrida foi legal, bem organizada, com 3 postos de água e eu não parei em nenhum (com 2 graus vc não precisa tanta água assim, eu acho). O resultado saiu logo na internet e depois da corrida teve muita coisa a vontade para comer, incluindo frutas, vários tipos de biscoitos e roscas. Eu para dizer a verdade tava meio atordoado, cansado da corrida, nem tava querendo comer nada, mas peguei uma rosca e uma banana. A corrida não deu medalha apesar de ser uma das mais famosas da cidade. A camiseta foi legal (veja na foto, o Nathaniel tá com ela). Enfim, foi divertido!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eh, Marcão, eu sei como é difícil fazer o tempo para 10K na fase de recuperação ou sem treino. No começo da minha recuperação, só fato de conseguir andar sem dor, já tava contente. A recuperação é muito lenta, mas o corpo humano vai se adaptando ao que você pratica.
Bom treino.
Sadao

Mayumi disse...

Corrida do Zoológico deve ser engraçado! rs. mas não é dentro do zoo, né? Deviam fazer algo parecido aqui! Rsrs.
Quer dizer que vc está 10 kg mais pesado? Isto não quer dizer que está gordo, né? Pode estar apenas pesado! Aliás, músculo pesa mais que gordura! Rsrs.
Parabéns pelo tempo! Eu não consigo sair dos 6 min. por km. O Hideaki diz que é porque eu não treino direito! Rsrs.

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...