segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sequência













Pois é, a um tempo atrás, quase um ano, eu havia decidido tirar fotos do mesmo lugar todo mes. Da mesma árvore, da mesma rua, da mesma trilha. Sim, porque quando as fotos fossem colocadas juntas depois de um ano deveria ficar legal tal é a diferença nas estações do ano aqui. Aqui está o post sobre o começo dessas fotos, em Junho de 2008. E este que eu estou escrevendo agora é o texto sobre o final da sequencia. Sim, acabou, foram 12 fotos do mesmo lugar, uma por mês. E eu estou feliz que tenha acabado, não só porque agora posso colocá-las todas juntas, mas também porque nem sempre foi fácil tirá-las, tipo eu não queria ir correr, mas tinha que ir para não quebrar a sequencia de fotos.

O Sadao que pediu ali embaixo uma foto do RBG no outono, não sei não, mas acho que vai ser difícil. Mas aqui eu coloquei todas as fotos das sequencias ao longo do ano. Aqui no blog eu estou colocando uma das sequencias, que é uma das que gostei mais. Uma foto acabou saindo deitada, mas eu não tenho idéia de como rotacionar ela. No folder do computador ela está correta.

A primeira foto lá em cima foi em Junho de 2008, quando a temperatura ainda estava um pouco frio, mas não o suficiente para me impedir de correr de regata. Em Julho eu tava com uma tremenda dor nas costas e apelei pra bike. Em Setembro e Outrubro eu já estava bom novamente, e a trilha gostosa de correr. Em Outubro eu já estou usando blusa para correr, muitas folhas no chão, é o Outono. Todas estas fotos são tiradas sempre entre o dia 18 e 25 do mês, ou seja, meio no final.

Em Novembro, que é a foto deitada, já fui obrigado a abandonar os shorts e colocar roupa apropriada para o frio. Eles jogam sal nas trilhas e elas ficam limpas, mas como vemos já tinha neve no chão em Novembro.

Em Dezembro, nessa foto tirada contra o sol, onde eu estou tentando tapar o sol com minha sombra, já temos bem mais neve. Este foi o dia de Natal e a trilha tava cheia de pocas de agua congelada. Neste dia eu levei tres tombos por escorregar no gelo.

A foto de Janeiro de 2009 chega a ser hilária. Nada de trilha, e muuuita neve. Foi difícil fazer o looping para tirar as fotos, mas eu fui lá e fiz. Aliás foi nesse dia que eu encontrei um casal com esqui na trilha, na verdade na Belt Line.

Fevereiro, apesar de parecer meais quente pela menor quantidade de neve, foi o dia mais frio dos que eu tirei foto. Acho que tava perto dos 10 negativos, com sol e tudo. A Belt Line estava congelada e foi a única vez que eu não consegui ir no tradicional looping para tirar as fotos, tive que pegar uma estrada paralela.

Em Março já dava para colocar os shots. E como eu queria me livrar daquelas calças!!! Mas as marcas do inverno ainda estão bem evidentes e a temperatura chega frequentemente abaixo dos zero graus, embora não tenha mais neve. Ela derreteu toda nuns dias quentes que fez no começo de Fevereiro e Março. Depois não nevou mais, digo, não nevou de acumular neve, mas Março ainda foi bem frio.

Em Abril a temperatura subiu um pouco mais mas nem tanto. De manhã ainda era frio. Eu cheguei a ter que usar a calça para correr em Abril e poucas vezes consegui ir sem blusa.

A última foto é agora Maio, foram tiradas hoje. É a primeira foto em que as árvores estão realmente verdes. As trilhas estão escuras de tanta sombra, está tudo muito bonito. Muitas flores e plantas bonitas nos jardins.

E aí fechou o ciclo com Junho do Ano passado. E o tempo passa logo, eu imaginava como ia estar a sequencia quando tudo terminasse e agora já foi. Não foi tão fácil e várias vezes eu não queria ir correr para tirar as fotos. Apenas uma vez eu repeti exatamente o percurso da primeira sequencia de fotos, de 13Km, que foi o mês passado. Eu comecei tirando 12 fotos das quais apenas uma não virou sequencia, a primeira. As outras 11 continuaram ao longo do ano para percorrerem todas as estações. Aquela primeira foto havia sido tirada com a câmera no chão, ela está aqui (espero que dê para ser acessada). O negócio é que era difícil posicionar a câmera lá no chão, no meio do mato, para tirar uma foto boa. No primeiro mês ela saiu mais ou menos, mas no segundo ela saiu ruim e pior no terceiro, então eu parei de tirar ela.

O resto das fotos, com a sequencia de outros pontos estão todas aqui.

2 comentários:

Mayumi disse...

Olha, que legal! Nunca pensei em fazer este tipo de sequencia com fotos! Agora, qual vai ser a próxima sequencia? De manhã, à tarde e à noite? Rsrsrs. Estou brincando, viu? Vc sabe! Mas, é nítida a sensação de firo e calor que a paisagem passa nestas fotos!
Passa lá no meu blog e veja o que o Hideaki aprontou comigo! Rs. Até mais!

Alison G. Altmayer disse...

Marcos, muito interessante a tua idéia. Gostei!

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...