quarta-feira, 6 de maio de 2009

The journey of men

Esse é o nome de um livro, mas também é o nome de um documentário que eu acabei de assistir.

É meio estranho, eu não achei muito sobre o documentário na internet, mas ele é bem interessante. Fala da jornada do homem para povoar o planeta. Ele traça o caminho dessa jornada baseando-se em evidências genéticas. Tudo começou na África, há 50 mil anos atrás. Somos então todos descendentes dos primeiros ancestrais africanos. De lá o homen foi par a Ásia, Austrália, Europa e Américas. Achei o esquema que é usado bastante interessante mas para falar sério eu ainda queria algo mais detalhado a respeito da metodologia usada para acreditar que as evidências realmente são evidências. Mas parece que sim. Só que acho estranho que isso não tenha sido mais divulgado...enfim.

Um ponto interessante é que se considerando que todos descendemos dos primeiros africanos, então não se justifica qualquer tipo de racismo, viemos todos do mesmo lugar, seja o europeu branquelo que se acha, seja o nativo brasileiro ainda vivendo na floresta, seja os astecas mortos pelos europeus, os alemães ou os judeus, os palestinos, muçulmanos, chineses ou os inuits nativos do norte do Canada.

O geneticista apresentador do documentário viaja pelo mundo seguindo os passos dos primeiros grupos humanos, e ele termina a sua viajem no Rio de Janeiro, onde também o que se vê é uma diversidade enorme de povos. Talvez o Brasil seja um exemplo nesse sentido, poucos são os países com tanta diversidade e ainda em paz.

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...