quinta-feira, 28 de maio de 2009

Menos calorias

Segundo um estudo da Stat Canada, os canadenses estão comendo menos calorias, apesar de isso não estar ajudando na queda da obesidade, como diz o título do artigo "As dietas estão encolhendo, então porque nós não estamos?".

Uma explicação seria que apesar de estarmos (estarem) comendo menos calorias, a vida também se tornou mais sedentária. Todo mundo anda de carro ao inves de andar a pé (ou correr né, ou usar a bike...).

Como eu sempre disse (talvez não aqui...) as pessoas estão dispostas a fazer as coisas somente até onde não tem que abrir mão de seu conforto. Todo mundo diz que é engajado na luta contra o aquecimento global, mas ninguem fica sem aquele carrão que faz 1Km por litro. Ninguem vai a pé ao mercado, ninguem abre mão das tantas mordomias do dia a dia. Acho que tem sentido a explicação do parágrafo acima - ach oque as pessoas chegam a enganar a si mesmo pensando que estão tendo uma vida mais saudável por comer produtos naturais e tal, mas esquecem que são mais sedentárias...

Segundo o mesmo estudo, alimentos como carne branca, frutas, yogurte, arroz, vinho, vegetais tiveram seu consumo aumentado enquanto outros como leite e carne vermelha tiveram seu consumo geral reduzido. Eu acho que faz sentido com tudo o que falamos acima e com o proprio artigo e com o que eu observo aqui. No Brasil já temos essa tendência de uma galera de comprar mais produtos naturais, sem gordura e tal, mas aqui eu diria que ela é bem maior. A preocupação da população com uma vida mais saudável parece ser bem grande. Mas se a obesidade não é baixa então estamos preocupados com a saúde, mas até o ponto que ninguem nos tira do sofá, com o controle remoto na mão, o copo de coca cola do lado e um bom filme na TV...

4 comentários:

Mayumi disse...

Rsrsrs, pois é, não adianta comer só frutinhas se se come em grande quantidade e não faz exercícios, não? Vamos puxar enxada, carpir o jardim e andar até o supermercado! Rs.

Hideaki disse...

Fala Marcão!! Estou escrevendo este post sem ler o artigo do blog em si. Depois eu leio, e pode até ter a ver.

Mas queria comunicar que, hoje corri a Maratona de SP, a última etapa do meu desafio de 3 fins de semana consecutivos, e em sua homenagem, vou ver se como no Mc Donalds um dia desses.

Depois da prova, fomos na casa do Rodolfo. Luis, Carlão, eu, e os Marathon Maniacs

Abraço!!

Marcos disse...

Minha nossa, 3 fds seguidos, isso que eh maniaco!!! Parabens, vc tah cada vez surpreendendo mais!

Hahaha, entao vc foi no McDonald denovo!

Olha, para a galera nao pensar coisa errada, eu nao sou fa do mcdonald ou de qualquer fast food, mas uma vez por ano eu aceito comer lah!

Legal, deve ter sido legal lah no Rodolfo!

Abracos e parabens!

MS

Hideaki disse...

Bom, complementando a contextualização, eu também não vou pro Mc Donalds em solo brasileiro. (sempre que viajo pra fora, experimento o sanduiche local). Mas no ano passado, o Marcos me levou pro Mc, no dia seguinte pós Maratona de SP. Então, vou repetir a dose. Desde janeiro de 2007, quando decidi me tornar maratonista, só fui ao Mc Donalds em solo brasileiro três vezes. Agora vai ser a quarta (não fui ainda)

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...