terça-feira, 19 de maio de 2009

Sobre o final de semana





Acho que este foi o primeiro final de semana prolongado que eu realmente fiz alguma coisa diferente. Eu, com a minha amiga Paula que veio passar as férias aqui, fomos explorar o Canadá por tres dias.

No sábado saímos cedo e fomos para o norte, rumo ao parque Algonquin. Este é um parque enorme que fica aqui na provincia de Ontario e do qual uma parte é área de lazer, educação e exploração. Uma rodovia, a 60, cruza a parte sul do parque, uma pequena parte que se torna grande porque o parque é enorme. Na entrada do parque está o que eles chamam de gate, onde paga-se 15 dolares por veículo, para estacioná-lo nos estacionamentos dentro do parque. Teoricamente se vc não paga, vc pode passar pelo parque mas não pode deixar o carro estacionado e entrar nas trilhas. Como se paga por dia, já compramos passe para dois dias.

No primeiro dia fizemos 3 trilhas, cada uma com cerca de 2 Km. Foi legal, a temperatura estava um pouco baixa mas nada que impedisse a gente de se divertir. As trilhas eram em mata fechada, mata quase que somente de pinheiros, e dava um certo medo dos ursos, que dizem que há mais de 2000 deles no parque.

No final do primeiro dia voltamos para a cidade de Huntsville, onde estávamos hospedados, e fomos brindados com uma noite muito fria em uma cidade em que tudo fecha muito cedo. A gente, sempre querendo aproveitar o máximo, resolveu ir jantar depois das 9. Tivemos ainda sorte de encontrar um restaurante aberto senão teríamos que apelar para os fast food da vida. No restaurante eu e a Paula conversamos sobre o nosso dia, mas mais ainda sobre estatística! Não é atoa que a Paula é das melhores amizades que tenho. Sentamos numa mesa coberta com um papel e com uma latinha cheia de giz de cera. Rabiscamos o papel mais do que qualquer criança, mas o que rabiscávamos eram fórmulas matemáticas do tempo da faculdade! Bons tempos aliás...

Esfriou muito a noite e a previsão do tempo era para cair fluries de madrugada e de manhã. Não caiu e saímos cedo para o parque novamente, depois de um café da manhã meio zoado no hotel. Quase não haviam opções e alem disso praticamente não havia onde sentar. Mas ainda assim eu tratei de comer bastante porque iríamos para o parque e provavemente não teríamos almoço outro que as bobeiras de comer que tínhamos no carro. O dia estava certamente mais frio e tentamos nos preparar melhor para as trilhas. Por uma destas sortes do destino eu tinha levado um gorro e um par de luvas, mas não tinha levado nenhuma blusa mais grossa. O jeito foi colocar 3 blusas mais finas, mas que foi suficiente. No meio de nossa primeira trilha começou a nevar bem de leve, mas era mais do que fluries, era neve mesmo. Eu naõ acreditava que tava vendo neve em Maio!

No terceira trilha fomos brindados com uma paisagem de tirar o fôlego, no alto de um morro. A trilha de nomo Lookout era com certeza a mais badalada do porque naquele dia, com muita gente subindo e descendo apesar do frio.

Depois das trilhas resolvemos ir para o centro do visitante, onde eles tem um cafezinho, tem um filme breve sobre o parque e um pequeno museu com a história do parque e coisas sobre os animais dali. Ficamos ali por um tempo e depois resolvemos que iriamos puchar o carro rumo a Ottawa. Não tínhamos onde ficar, digo, não tínhamos reserva em hotel algum e planejávamos pernoitar numa cidadezinha chamada Renfrew. A idéia é que se ficássemos numa cidade pequena economizaríamos bastante com hotel, e no outro dia era só sair cedo para Ottawa. Acho que economizamos, mas não sei se bastante. No entanto eu curti ficar um cidade pequena, a não ser pelo fato que denovo quando conseguimso ir jantar todos os restaurantes estavam fechados, e dessa vez não teve jeito, tivemos que encarar o McDonald. Ok, lá fui eu... O pior que estávamos sem almoço e com fome, eu já pedi dois "sei-lá-o-que" grandões. O problema é que ficamos procurando hotel na cidade que só tinha dois hoteis fora do centro, ou seja, onde jamais iríamos ver. Moral da estória - perguntar antes de procurar.

No outro dia fomos cedo para Ottawa e chegamos lá antes das 9h sem dificuldades. Não tinhamos conseguido alugar um daqueles GPS que ensina o caminho, por isso eu era o navegador. Ok, acho que na ida fiz bem o meu papel, a não por uns erros que achei no mapa que no final das contas nem nos afetou. Deixamos o carro no estacionamento e resolvemos andar a pé já que pelo mapa tudo parecia perto (e era). O dia estava muito bonito, de sol, sem núvens no ceu e eu fiquei entusiasmado e saí sem levar a blusa. Logo eu não estava mais sentindo calor e o vento gelado não parava embora o sol continuava firme e forte.

Visitamos primeiro um jardim de tulipas, com muitas, muitas tulipas mesmo, depois o parlamento, então resolvemos cruzar a ponte para o lado de Quebec, na cidade de Gatenieu. Lá entramos no museu da civilização que parece muito interessante mas que decidimos não visitar pois era muito grande e ia tomar muito de nosso pouco tempo. Voltamos para o lado de Ontario cruzando a ponte novamente, muitos corredores na rua e tal. Tínhamos andado bastante fomos almoçar, mas ali tava tudo lotado de gente e foi um tempo até encontrarmos um restaurante. Até sairmos dele foi outro tempo, saimos por volta das 2h e tinhamos planejado voltar para Toronto as 4, portanto não tinhamos muito tempo. Resolvemos procurar o museu do dinheiro que achamos e visitamos. Encontramos até moeda brasileira lá, do tempo da inflação, uma nota de 50 mil cruzeiros que foi carimbada e passou para 50 cruzados! Old times...

Saímos do museu correndo para pegarmos o carro porque o estacionamento vencia as 4 horas e ninguem quer tomar multa. Chegamos em tempo e queimamos o chão para Toronto. Não sem antes ficar meia hora perdido em Ottawa, tentando sair na rodovia.

Aqui, nos 3 primeiros albuns, estão todas as fotos que tirei. Aqui no blogo a ordem saiu desordenada, mas culpa do google, não minha...rs. A primeira foto são tulipas em Ottawa, eu achei interessante que em muitos lugares as tulipas ficam assim, na rua, com carros passando do lado. A segunda foto são também tulipas em uma praça onde tinham muitas tulipas, muitas mesmo. A terceira foto foi tirada de cima de um morro no parque algonquin, por onde passava uma das trilhas, e ao longe se vê um lago. A prósima sou em em outra trilha do primeiro dia, onde eu estou sobre uma pedra que está dentro do rio. Finalmente a quinta foto foi tirada no museu do dinheiro, onde achei essa nota brasileira dos tempos de inflação e eu estou colocando a foto aqui porque eu lembro desta nota e daquele tempo, e foi um pouco emocionante ver essa cédula denovo...

Um comentário:

Mayumi disse...

Nossa, que passeio legal! Agora, esta de ficar rabiscando fórmulas matemáticas na mesa do jantar... vcs são "kitigai"! Rsrsrs.
Novamente, muitas fotos bonitas... obrigada!

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...