domingo, 10 de maio de 2009

Antioxidantes

Hoje li na revista Scientific American um daqueles artigos engraçados que mostram que tudo que sempre acreditamos pode ser na verdade conto do vigário.  O artigo fala sobre um experimento que mostrou que a falta de antioxidantes aumentou a vida de um tipo lá de verme. A teoria de que os antioxidantes são rejuvenescedores é um pouco antiga e pelo que entendi não tem comprovação científica, é apenas uma teoria que faz sentido que sobre a qual não se havia encontrado nada que provasse que ela não é verdadeira. 

Mas... hoje se vamos no mercado já encontramos inúmeros produtos promovendo saúde, dizendo que contem antioxidantes que combatem os radicais livres e tal e tal.

Para mim ficou um grande ponto de interrogação e na verdade parece que tem se feito muito barulho em um assunto do qual pouco se sabe. Mas a população... ah, se vc perguntar para qualquer um, eles vão falar que esse tal de antioxidante é o que há. Eu sempre dei pouca importância a todas estas modas que sempre aparecem por aí pois geralmente elas são frutos de pesquisas que dizem que um grupo tratamento foi, sei lá, 10% melhor que um grupo controle. 

Supondo amostra representativa, estamos falando de grupos, não de indivíduos. Se a galera diz que comer carne contribui para o aumento do colesterol é provavelmente porque notaram que um grupo lá mais carnívoro tinha X % mais colesterol do que o outro grupo vegetariano (isso é só um exemplo irreal, existem muitas pesquisas sobre o colesterol, mas elas geralmente são desse jeito).  O que acontece é que ainda que comer carne contribua para o aumento do colesterol, isso é certamente muito diferente quando vc olha a nível individual. alguns indivíduos podem comer o quanto de carne quiserem e nunca terão problema. Outros terão problemas de colesterol ainda que não comam carne. A pesquisa diz que na média, é na média parece que quem come carne tem mais risco.  Mas eu não sou a média.

Então a minha pergunta é como a ingestão de carne vai afetar o MEU colesterol, e ainda tem outro ponto, ainda que ela aumente o meu colesterol, isso é prejudicial para MIM? Ninguem sabe, eles só sabem na média. Agora, cá entre nós, se eu tenho medo de morrer, melhor me preocupar com outros fatores que me trazem mais risco, um risco certo, do que me preocupar com esse fator.  O que eu acho é que quem pode deve tentar fazer exames para ver a sua condição, e quem pode também deve tentar ter uma alimentação normal. Imagino que pouco temos que nos preocupar se comermos arroz, feijão, um bife, uma salada colorida, se tivermos o hábito de comer frutas e tal. É melhor fazermos isso e esquecer essas pesquisas. 

E vamos torcer para que eles não descubram que antioxidantes causam cancer ou qualquer coisa do gênero... Aliás, parece que é comprovado, antioxidante sintético não tem nenhum efeito significante (positivo, negativo ninguem sabe).

Nenhum comentário:

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...