quinta-feira, 16 de julho de 2009

A vida eh bela

Acho que esse todo mundo jah assistiu. Eu diria que esse filme eh uma das poucas comedias que eu realmente gostei. Quando dizem que eh comedia eu geralmente nem me preocupo em assitir, mas nesse caso eu abri uma excessao pelo fato que eu sabia que o filme eh famoso. Foi feito a 16 anos atras, entao imagino que todo mundo jah conhece. Mas vai o comentario mesmo assim e se proventura alguem ainda nao viu, vale realmente a pena ver e vai o aviso que abaixo eu vou contar um pouco do filme.

Eh um filme italiano, que ganhou 3 Oscar e foi indicado para varios outros. Para ter uma ideia de como eu nao ligo para comedia, eu estava achando o comeco do filme tao entediante que considerei parar de assitir e devolver na locadora. Mas fiz um esforco. Nao deu. Por volta da metade do filme eu parei de assitir, fui dormir. No outro dia resolvi retomar, nao podia ser um filme tao aclamado assim, atoa. Acontece que por coincidencia eu tinha parado de assitir o filme justamente antes deles serem presos e mandados para o campo de concentracao. Quando recomecei, o filme imediatamente tomou outro ar, mudou completamente, ficou super interessante. Essa segunda parte eh sensacional, quando eles vao para o campo de concentracao separados a mae do pai com o filho. E o sujeito ainda nessa situacao extrema mantem o bom humor para o filho de 5 anos nao se desesperar, faz loucuras para mostrar ao filho que aquilo era somente um jogo com um grande premio no final. E a crenca do garoto que a aquilo era somente um jogo permite ao pai controla-lo de forma a salva-lo. Tudo isso bastante comico e ao mesmo tempo tragico.

Imagino que seja um desafio enorme fazer comedia com um tema como o holocausto. Chega a ser inimaginavel quando pensamos, perigoso talvez. Mas o filme teve sucesso, ele mostra com humor a crueldade dos campos de concentracoes, trazendo a consciencia para o evento ao inves de banaliza-lo (como seria de acreditar que aconteceria numa comedia). Enfim, valeu bastante a pena assistir e valeu a pena a paciencia para passar pela primeira metade. Para os que gostam de comedia, a primeira metade vai ser tambem muito legal. Enfim, recomendo!

Um comentário:

Mayumi disse...

Ah, este assisti, sim! É tragicômico! Se analisarmos bem, acho que sempre que estivermos numa situação difícil na vida, se encararmos a situação por um outro ângulo, às vezes, é mais fácil de suportar o sofrimento! Realmente, é um bom filme!

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...