quarta-feira, 8 de julho de 2009

The Mahabharata

O Mahabharata eh um poema epico escrito por volta do seculo IV AC. A Iliada e Odisseia, o Livro de Jo, Mil e Uma Noites, A Divina Comedia, Os Lusiadas sao outros poemas epicos, estes ultimos mais modernos. Filmes ou poemas epicos sao aqueles que contam a estoria de um povo inteiro, nao apenas de alguns personagens.

O Mahabharata eh um poema epico da India, que tem uma enorme importancia religiosa naquele pais. Ele mistura historia com filosofia e religiao e ateh hoje tenta-se entender o significado de algumas passagens e quando foram escritas.

The Mahabharata eh um filme baseado na estoria contado pelo Mahabharata, onde deuses do bem e do mal lutam pelo poder. Eh um filme longo, de umas 6 horas que eu assisti em pedacos. Achei o filme muito interessante embora diferente de qualquer outro filem que jah vi. O filme eh tambem uma especie de poema e parece mais que voce esta vendo uma peca de teatro do que um filme. Vai ser meio monotono para quem gosta dos filmes de Hollywood e sem sentido para quem eh de outra cultura e acredita em outras estorias da humanidade (assim como a estoria escrita na Biblia eh sem sentido para muitos), mas acho que vale a pena ver no minimo pelo conteudo cultural, para conhecer um pouquinho de algo tao importante na cultura indiana. Um aspecto interessante eh que foram usados atores de varias nacionalidades para refletir o fato de que o poema eh a historia de toda a humanidade (nao soh do povo indiano), o que torna o cenario meio estranho pelo nosso costume nao ver diferente racas misturadas.... Mas eh bem legal, vale a pena...

2 comentários:

Mayumi disse...

Onde você acha tantos filmes? Esta da cultura indiana, deve ser interessante!

Marcos Sanches disse...

Oi Mayumi,

Eu fuço na internet, quando eu acho um filme legal procuro outros relacionados, a Wikipedia é uma ótima fonte. Ou então no site IMDB - internet movie database (http://www.imdb.com/) - onde vc pode por exemplo ver a lista dos filmes históricos ou épicos ou de ação, ou brasileiros. Os interessantes eu procuro em locadoras mas alguns eu não acho e sou obrigado a apelar os downloads na internet. Eu não tenho mais feito isso pois não tenho mais internet em casa...

Marcos

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...