segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sobre o Capitulo 7

EU to meio preguicoso ultimamente, escrevendo pouco. Na verdade estou lendo uns textos em estatistica e acabei meio sem tempo para escrever. Dito isso vamos ao que interessa -

Mayumi, os ingleses venceram a disputa na America do Norte e acabaram com o domini frances. Apesar de eles (os ingleses) se tornarem donos das colonias francesas, eles nao expulsaram os habitantes. Assim os franceses (na verdade canadenses, pelo que entendo a maioria da populacao nessa epoca era nascida aqui e nem conhecia a Franca) tiveram permissao para continuar com sua vida. Mas os ingleses ditam as regras o territorio eh parte da Gra-Bretanha.

Sobre a comparacao que vc fez, eh bem interessante, realmente. Tanto que eu resolvi escrever sobre isso. Os asiaticos no Brasil sao percebidos de uma certa forma diferente. Eu nao sei se isso os afetam negativamente, no entanto, porque essa seria uma parte interessante. A minha percepcao eh que a visao que os "japoneses" tem dos outros brasileiros (rsrs) eh mais discriminatoria (falando de uma forma geral mas sem generalizar para todo "japones") do que o oposto, embora isso nao seja verdade nas novas geracoes de "japoneses". Eh a minha visao. Eu nunca tive muito contato com descendenteds de japoneses ateh os 23 anos de idade, quando eu fui estudar em Campinas. Lah, entao, minha melhor amiga era uma japonesa e com isso acabei namorando a irma dela. Ateh hoje. E aprendi a admira-los como uma cultura tao diferente e fico feliz que tantos tenham vindo para o Brasil, acho que eles soh fizeram o pais crescer. Quando vao para o Japao, os nossos japoneses, lah, sao brasileiros e parece que sao tratados como tal. Eu penso que isso eh em parte devido a rigidez de regras que existe na cultura japonesa - a situacao seria diferente com outro pais, eu acho. Por exemplo, se brasileiros descendentes de italianos vao morar na Italia, eles nao vao se sentir em casa lah, claro, mas os italianos os aceitarao melhor que no caso dos japoneses. Eu acho. Eu vejo tudo isso como uma questao de cultura e tal, nao estou dizendo que japoneses sao certos ou errados, eles tem uma cultura mais forte, mais regrada. O que eu sinceramente admiro e acho que deveriamos ter mais entre os brasileiros, que sao o oposto e nao tao nem aih para regras, respeito... Nesse ponto eu sou mais japones que a familia da minha noiva, inclusive essa sendo uma das razoes que eu cai fora do Brasil.

Tembem tem um pouco do fato que os japas usualmente ficam em suas panelinhas mais do que se misturam, consequencia do dito acima, eu acho. Bom, essa tambem eh minha percepcao apenas e eh claro que nao se pode generalizar para todo japones...

Acho que o brasileiro eh tambem, mais do que outros povos, muito brincalhao, muito solto, extrovertido, e coloca apelido em todo mundo. A aparencia asiatica faz com que os asiaticos sejam todos chamados de japoneses no Brasil. Eu, por exemplo, quando era pequeno era loiro, com cabelo muito claro, assim muita gente me chamava de Alemao. Eu nao ligava (era pequeno e nao conhecia Hitler, rsrs)... mas enfim, o brasileiro eh assim... No Brasil, se vc eh canadense a galera vai comecar a te chamar de Canada. Ou qualquer coisa do genero. Aqui ninguem me chama de Brasil, o pessoal nao eh tanto de ficar fazendo piada, nao eh tao extrovertido. O Brasileiro eh diferente nesse sentido...

Enfim, acho que os japas estao em casa no Brasil. E fico triste que alguns tentem voltar para o Japao. E fico inclusive orgulhoso quando falo para a galera aqui que no Brasil temos muitos japonese, e poucos dos outros asiaticos...meio que pensando que nossos japas sao melhores do que qualquer asiatico...rsrs... que sacanagem... mas eh soh uma simpatia pelos japoneses...

Um comentário:

Mayumi disse...

Ah, agora está explicado porque você vive rodeado de asiáticos! Rsrsrs. Brincadeira! Mas, olha só, os comentários aqui são, em sua maioria, de nikkeis brasileiros! Rsrs. Obrigada pela resposta e pelo assunto do post! Eu não sei se me sinto japonesa, mas com certeza, sinto que o Brasil é bem diferente de qualquer outro lugar!
Realmente, na região de Campinas, vivem muitos japoneses, também...
Mais uma vez, obrigada! Até mais!

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...