quinta-feira, 16 de julho de 2009

Comer e ver TV

Uma nova pesquisa feita pela Universidade de Toronto constatou que assistir TV incentiva criancas a comer mais. O estudo foi feito com criancas, talvez possa ser generalizado para adultos. Isso quer dizer que agora que nao tenho TV devo perder umas gorduras. Ou nao pois mesmo quando tinha eu nao comia enquanto assitia TV. Ou nao porque eu ainda como assistindo filme no computador. Ok, nem para isso a TV serve...Mas enfim, achei o estudo e o resultado interessante. A reportagem que vi nao mostra detalhes, assim eu nao consigo fazer uma analise para ver se tem algum grande furo na metodologia, mas parece que o resultado faz sentido. Eu acho que a questao eh que voce come mais devagar quando assiste TV, assim acaba comendo por um maior intervalo de tempo e mais. Jah se nao estiver assistindo TV vc foca mais na comida. Imagino entao que outro tipo de distracao deve produzir o mesmo efeito, por exemplo, comer enquanto joga baralho. Enfim, interessante....

6 comentários:

Luis Augusto disse...

Marcos,

Não é o que se prega por aí......comer devagar faz com que você coma menos. Eu acredito nisso.Quando comemos muito rápido normalmente comemos mais.

Um abraço
Luis Augusto

Marcos Sanches disse...

Ok... talvez vc tenha razao... Mas isso vai contra o achado na pesquisa pois nao acredito que quem assiste TV coma mais rapido do que quem nao assiste, embora comam mais. O que nao quer dizer que vc nao tem razao de qualquer forma. Acho que tambem faz sentido pensar que a distracao da TV faz vc comer mais, seja devagar ou nao... Enfim, legal para pensar... Obrigado pela visita... e eu estarei no Brasil no comeco de Setembro para correr a corrida da Paz e dar um chapeu no Sadao. Soh preciso ficar bom das costas para poder treinar...

Hideaki disse...

Na linha do que o Luis explicou. Em outra pesquisa, já vi uma vez que quem vê TV enquanto come, mastiga menos que quem não vê TV, pois a consciência está mais no assistir TV, do que no mastigar. Comprovado por vídeo. Também é comprovado que, mastigando mais, ativa mais as salivas e a sensação de saciedade vem mais rápido, evitando de se comer em excesso. Logo, come-se menos e emagrece.

Mayumi disse...

É isso, Marcos. Acho que o Hideaki tem razão: mastiga-se menos, portanto, engole-se mais rápido, mas isto acontece por um bom tempo enquanto assiste TV. Então, o resultado é "engordar" mesmo!
A minha nutri disse que era para comer algo menos calórico enquanto assiste-se TV. Assim, mesmo comendo bastante, ingere-se menos caloria e o aparelho digestivo vai funcionar mais para ingerir os alimentos. Não sei se funciona, pois eu não costumo ficar comendo na frente da TV. Aliás, também não assisto muito à TV. Rs.

Marcos Sanches disse...

Ok galera, eu confesso que nao entendo nada desse assunto e vcs devem ter razao mesmo. Eu fui mais pela minha percepção de mim mesmo. Na hora do almoço eu como rápido e volto pro trampo, e como menos que na janta quando eu como assistindo alguma coisa no computador. Mas no meu caso eu meio que esqueço de comer por estar assistindo então como muito devagar... Mas meu caso é meu caso... Os pesquisadores que fizeram esse estudo estavam interessados muito na redução da obesidade infantil, e talvez esse seja um positivo achado...

Marcos

Marcos Sanches disse...

Ok galera, eu confesso que nao entendo nada desse assunto e vcs devem ter razao mesmo. Eu fui mais pela minha percepção de mim mesmo. Na hora do almoço eu como rápido e volto pro trampo, e como menos que na janta quando eu como assistindo alguma coisa no computador. Mas no meu caso eu meio que esqueço de comer por estar assistindo então como muito devagar... Mas meu caso é meu caso... Os pesquisadores que fizeram esse estudo estavam interessados muito na redução da obesidade infantil, e talvez esse seja um positivo achado...

Marcos

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...