terça-feira, 1 de julho de 2008

Os Velhos mais velhos

A revista Scientific American lançou uma edição especial sobre o envelheciemnto e o que se sabe sobre isso. Eu mal comecei ler, mas o primeiro artigo fala sobre as condições físicas das pessoas com mais de 95 anos, e tem um pouco de estatística, além de ser interessante. Eu vou falar das coisas interessantes e não da estatística.

Eles dizem que as pessoas que estão chegando nos 100 anos e mesmo passaram exibem condições físicas melhores do que aqueles que estão chegando nos 80 anos, ou seja, 20 anos mais jovens. Chegar aos 80 anos não é algo raro nos dias de hoje, mas aos 100 anos não são muitos que conseguem, por isso seria natural pensarmos que o sujeito que chega lá já tá com suas condições físicas bastante deterioradas.

Não é o que acontece. Dizem que algumas doenças, especialmente ataques cardíacos e o mal de Alzheimer tendem a acometer muito os idosos, e elas geralmente acontecem com mais frequencia antes dos 95, 100 anos. A teoria é que algumas pessoas são geneticamente resistentes a essas doenças debilitadoras, mas são poucas, essas passam a fase crítica dos 70 aos 95 anos e estão bem depois disso. O que acontece então é que se vc olhar a população de, digamos, 80 anos, você vai encontrar muitos com funções cognitiva e motora comprometidas em algum nível, esses não chegarão aos 95 ou 100 anos. Os que chegam, principalmente por serem resistente ao Alzheimer, não sofreram debilitação cognitiva ou motora, estão bem. Por isso em média a população perto dos 100 anos teria uma condição de saúde melhor do que a de 80, 85. Seria a questão da sobrevivência dos mais aptos. Mas essa é a teoria somente, a galera tá estudando os genes ainda e tal para tentar provar algo. O fato de se observar a condição de saúde melhor, no entanto, é interessante, e eu penso que é difícil uma explicação diferente dessa, a da resistência natural que permite que os mais resistentes apenas sobrevivam.

Outro ponto é que a taxa de mortalidade (mortes anuais na idade X/população da idade X), que cresce de forma mais ou menos exponencial a partir dos 80 anos, passa a crescer de forma mais ou menos linear quando se chega nos 95 ou 100 anos (mas ainda cresce e é bem maior do que aos 80 anos). Dizem que o percentual de mortes devidas a doenças comuns como a pneumonia, cresce, morre-se menos de alzheimer, cancer, ataques cardíacos.

Bom, visto isso a ideía é chegar aos 100 anos correndo. Alias a reportagem fala um pouco de atletas, corredores, nadadores com seus 90, 100 anos.

4 comentários:

Alison G. Altmayer disse...

Marcos,

achei muito interessante esse post. Me dá calafrios pensar em envelhecer, acho que é coisa de mulher, sei lá.

Abraço

Anônimo disse...

Ótimas informações, Marcos. Chegar aos 100 anos correndo é uma forma muito agradável de envelhecer com saúde.

Abraço.

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Grande Marcão olha eu pintando aqui na área eu sumi mais não esqueci de vc não meu amigo e ae como vc está, espero que esteja bem meu amigo e como vão as corridas está correndo muito.
Muito bom o relato meu amigo o seu blog só tem a nos ensinar Parabéns, tomara que eu consiga viver muitos anos...rsss...E é claro com muita saúde...rss..
Bom meu amigo vi aqui no seu relato que vc conhece o Hideaki eu tive o prazer de conhece-lo pessoalmente aqui na Maratona do RJ no último dia 29 e falando em Maratona eu fiz ela em 3horas e 5 minutos e vc disse que nós cariocas estamos acostumado com o calor estamos sim mais depende do dia né amigo, bom quando eu cheguei no km 27 na subida da niemayer senti uma dor no pé esquerdo que era uma bolha eu não parei e continuei assim mesmo a maratona, quando terminei ela eu vi que a bolha tinha estourado eu tinha esquecido de passar vaselina nos pés.
Ahh já que vc disse que vai vir no Brasil pelo menos uma vez quem sabe vc não vem correr uma corrida aqui no RJ, te aguardamos meu amigo.
Amigo eu coloquei o seu link do seu blog no meu se puder colocar no seu o meu eu lhe agradeço vamos nos unir para difundir as corridas através dos nossos blogs.
Desejo a vc meu amigo um bom final de semana e continuação de boas passadas.
Boas passadas
Um abraço,
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Unknown disse...

Marcones, olhando seu "contador" , você está no caminho certo, correndo sem exageros com muita regularidade

Um abraço
Luis Augusto

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...