domingo, 6 de julho de 2008

Porque elas vivem mais que a gente?

Seguindo com os artigos da edição especial da Scientific American, hoje eu li um que discute sobre as causas de as mulheres terem uma expectativa de vida maior do que a dos homens. Vários foram os fatores discutidos:

- Mulheres vão mais ao médico e se preocupam mais com sua saúde, são mais fiéis ao reportarem o que sentem. Homens sempre diminuem os sintomas.

- Homens fumam e bebem mais. Se bem que hoje em dia a diferença não é grande.

- Homens tem uma dieta que em média é pior do que a das mulheres, no sentido de que homens comem mais carnes e mais gorduras. Colocando por outro angulo, o percentual que carnes e gorduras participam da dieta dos homens é maior do que o das mulheres.

- Existem fatores especulativos, tipo, não se tem muita certeza. O estrogeno seria um opssivel fator que faria as mulheres viverem mais. Hormonios masculinos poderiam causar mais cancer. A acumulação de gordura no abdomem poderia ser um fator, as mulheres acumulam mais gordura nos quadris. Outro fator é cuidar dos filhos, dizem que especies em que o macho cuida dos filhos, eles (os machos) vivem mais. Outro é que a mulhere tem menos ferro no sangue e o ferro seria de alguma forma ligado a vida mais curta.

Mas tudo isso (tirando este ultimo paragrafo que são mais teorias nao provadas) eu acho mais ligado ao americano, talvez com excessão da dieta que imagino que a da mulher pode ser melhor que a do homem em qualquer lugar do mundo. Porque a questão é que a mulher vive mais em qualquer lugar do mundo. Então entra um outro fator que acho interessante:

- Os homens são naturalmente mais agressivos, eles morrem mais do que as mulheres quando jovens e mesmo quando não tão jovens, vítimas de acidentes e homicidios. Acho que isso junto talvez com a dieta pode explicar bastante, mas pode ter ainda mais coisas não provadas.

Nascem mais homens do que mulheres e as mulheres tendem a morrer um pouco mais da infancia. Mas na adolescendia e quando adulto, os homens morrem bem mais do que as mulheres e o percentual de homens que é maior durante a infancia torna-se menor tendo como causa violencia e crime e acidentes. Nos ultimos anos mulheres tem sido mais iguais aos homens, mas mesmo assim os homens são muito mais ligados a estes fatores que envolvem agressividade. O que é interessante é que dizem que nos EUA pelo menos o quanto as mulheres vivem mais do que os homens aumentou ao inves de diminuir.

No final o artigo diz que num estudo feito com o acompanhamento de mais de 5 mil pessoas por muitos anos, teve-se como principais preditores da longevidade a baixa pressao do sangue, baixa taxa de açúcar no sangue, abstinencia de tabaco e não ser obeso. Com excessão talvez da pressão, os outros fatores são controláveis e é uma boa dica de como viver mais...

3 comentários:

Anônimo disse...

Fala Marcão!! A única "teoria da saúde" que acredito ultimamente, é que, quanto menos caloria ingerimos, menor trabalho de digestão, menor ocorrência de oxigenação dentro do organismo, menor liberação de radicais livres, e portanto, temos uma vida prolongada. Assim, por esta teoria, é natural que, em geral, as mulheres vivem mais hoje em dia. Meio seguindo esta teoria que, eu mantenho uma dieta rigorosa no cotidiano, mas nos dias em que resolvo comer, como com gosto. Vide a nossa visita ao Mc Donalds e o jantar no Nanako.

Anônimo disse...

À propóstio, tem comido chocolate 99%? Como o cacau é um antioxidante potente, teoricamente, comer dois pedacinhos (e nada a mais) por dia, também ajudaria na longevidade, segundo a teoria citada acima. Mas aqui também vale aquela máxima: sempre é melhor prevenir (comer pouco, evitar fazer esportes em excesso) do que remediar (comer chocolate com alto teor de cacau, entre outros antioxidantes).

Anônimo disse...

Interessante o post, Marcos. De todas as hipóteses, acredito que o fator que (provavelmente) contribui para que as mulheres vivam mais seja o fato de elas efetivamente cuidarem da saúde, de se preocupar em ir ao médico, enfim. A gente tem que se espelhar um pouco nas mulheres quanto a isso.

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...