quinta-feira, 28 de junho de 2012

Bicicleta e Capacete

Aqui tem uma entrevista muito interessante sobre a expansão do uso da bicicleta em cidades, onde o sujeito também comenta sobre o uso do capacete.

Montreal é uma cidade que implantou o sistema de aluguel de bicicletas e teve nastante sucesso. Com isso o sistema também foi implantado aqui em Toronto, também com aparente sucesso (até eu uso). Existem estas estações de bicicletas espalhadas pela cidade, vc pode chegar lá, pegar uma bike e pedalar até outra estação, onde vc deixa a bicicleta. Pode pagar por dia qie vc usa, ou por ano. O sistema também tem dado muito certo em inúmeras cidades da Europa.

O interessante é que é complicado implantar esse sistema se a cidade tem lei que obriga o uso de capacete, assim está sendo uma novela a implantação do sistema em Vancouver. O esquema é que se vc não tem uma bike, se vc não usa o sistema de uma forma muito rotineira, fica complicado ficar carregando capacete para cima e para baixo. Também é complicado para que o sistema ofereça o capacete alem da bike.

O sujetio argumenta que a lei que obriga o uso do capacete é sem sentido. Não há pesquisa científica que prova que uso do capacete salva vidas. Geralmente uma queda na qual vc sobrevive com o capacete, vc sobreviveria sem, com poucas excessões. Nas situações mais complicadas onde a pessoa não sobrevive, o capacete não ajudaria. Sem dúvida o capacete vai salvar uma vida aqui, outra ali, mas é tão pouco que os benefícios a saúde e portanto sobrevida ganha, por usar a bicicleta seriam mais valiosos do que as vidas salvas. Enfim, isso é o que o sujeito diz, o que eu acho bem interessante - eu sempre fui a favor do uso de capacete, embora não necessariamente da lei. Eu geralmente acho que leis que obrigam pessoas a fazerem coisas de uma certa forma são muito restritivas à liberdade individual e devem ser evitadas. Mas nunca tinha pensado muito nesse caso especifico. Fica aí para pensar, especialmente para os que são a favor da lei.



Nenhum comentário:

Preparativos finais

 E hoje foi o ultimo treino no Canadá, o próximo será em Lisboa. Treino leve, que até pensei em adiar por causa de uma leve dor na panturril...