terça-feira, 19 de junho de 2012

Projeto de Lei e pesquisas eleitorais

Eis que eu me deparo com esta notícia. A galera de Brasília, que não entende nada de estatística ou pesquisa eleitoral, e não que entender, tenta resolver um problema real de forma que não faz o mínimo sentido. A saída para fraudes e picaretagem com pesquisas eleitorais não é implementação de leis tirânicas e sem fundamento que penalizam o livre disseminação da informação, mas sim a própria disseminação da informação.

O povo em geral pouco conhece sobre pesquisas, margem de erros, etc e tal, como evidenciado por um de seus representantes que formulou tal projeto de lei. Mais informação ajudaria o povo a ficar com o pe atras com estas pesquisas, diminuindo a influência das mesmas e daí diminuindo os prêmios da picaretagem. As coisas ficam complicadas enquanto se tem muito a ganhar com fraudes. O objetivo principal de quem faz as pesquisas, incluindo os estatísticos é ganhar dinheiro, não é disseminar boa informação ou fazer um trabalho profissional.

Nenhum comentário:

Preparativos finais

 E hoje foi o ultimo treino no Canadá, o próximo será em Lisboa. Treino leve, que até pensei em adiar por causa de uma leve dor na panturril...