segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cooperativa

Ontem resolvi participar da sessão de orientação da Cooperativa Karma, depois de ter encontrado uma referência a ela na Internet. Eu estava procurando um lugar para comprar sorgo em Toronto (pois é, isso mesmo, sorgo, aquele negócio que eles usam para fazer silo no Brasil) o que não é fácil. Eu acabei ainda não encontrando, mas achei essa cooperativa em um dos foruns de perguntas e respostas. Andei prá lá e prá cá no site e decidi participar de uma orientação sobre a cooperativa, que foi agendada para ontem. Então ontem eu fui lá conferir.

Eles falaram sobre como a cooperativa funciona, e mostraram a loja. Basicamente é o que a gente já sabe, uma cooperativa é uma instituição comunitária, se assim posso dizer, da qual todo mundo é dono e, no início, todo mundo trabalhava também. Hoje em dia eles permitem sócios que não trabalham, estes vão basicamente pagar um pouco mais pelos produtos ou uma taxa extra periódica para compensar o fato de eles não trabalharem. É uma organização anarquica, onde o poder é dividido entre todos, mas sem deixar de ser democrática. No caso da Karma, eles também seguem políticas de fair trade e proteção ao ambiente, os produtos são em grande parte orgânicos, comprados localmente quando possível, e com grande preocupação de como são produzidos. Por exemplo, eles não vendem chocolote porque se sabe (mas não se divulga muito) que grande parte do chocolate que consumimos é produzido na África, com extensivo uso de trabalho infantil. Enfim, todas estas coisas.

Depois da orientação eu resolvi me tornar um sócio e assim vou trabalhar lá duas horas por mês. Vai ser uma experiência interessante, não só em termos de suportar a idéia da cooperativas, mas também de conhecer novas pessoas e de poder desfrutar dos produtos disponíveis. Eu devo falar mais sobre isso outra hora...


Nenhum comentário: