quinta-feira, 28 de junho de 2012

Nossa língua portuguesa e as regras sociais

Eu sempre gostei de assistir o professor Pasquale com suas aulas sobre a Língua Portuguesa. Aqui um de seus artigos que mostra como essa língua tem armadilhas. Eu acho interessante essa questão de falar a língua corretamente, e na maior parte das vezes eu encaro a preocupação com falar correto como sendo uma regra social mais do que tudo e como tal a minha vontade de seguí-la é baixa e a minha avaliação de seu valor também é baixa. Regras sociais, que geralmente só serverm para fazer você parecer bem na fita, são importantes nesse mundo criado pelo ser humano. É igual usar terno e gravata quando você vai a uma entrevista, ou não usar saia se você é homem, ou ainda usar roupa se vc quer uma mais forte - são regras sociais, impostas a nós pela sociedade que criamos, não pela natureza do ser humano, não porque precisamos disso ou porque é importante em um sentido real. Mostra que nossa sociedadee criou muitas regras inúteis e que, por serem regras, restringem nossa liberdade.

Bom, talvez seja melhor se o Professor Pasquale não visite esse espaço, ele talvez não goste desse texto pelo conteúdo e pela gramática. Uma coisa boa de viver no Canadá é que eu me sinto ok não me preocupando em falar corretamente, afinal todo mundo sabe que eu não nasci falando inglês mesmo...

Nenhum comentário:

Preparativos finais

 E hoje foi o ultimo treino no Canadá, o próximo será em Lisboa. Treino leve, que até pensei em adiar por causa de uma leve dor na panturril...