sábado, 30 de junho de 2012

Falando em navegador e internet

Qual navegador você usa? Aqui tem uns gráficos interessantes de navegadores usados ao redor do mundo.

O primeiro navegador que vi na vida foi o Netscape, nos idos de 1997, eu acho. Usei ele bastante e depois o Firefox, que venho usando desde a bastente tempo, imagino que desde quando ele apareceu. Ate por volta de 2004 mais ou menos, eu acho, também sempre usei bastante o Internet Explorer, principalmente como navegador no trabalho. Por volta de 2008 que acho que foi quando o Chrome apareceu, eu comecei a usar ele e o Firefox, já em um tempo que o IE era pouco mais do que um ícone inativo no meu desktop.  Eu andei preferindo o Chrome ao Firefox até mais ou menos Julho do ano passado, mas mesmo assim usando bastente o Firefox. Na verdade eu usava o Chrome para um dos emails pessoais, para pesquisas na internet e coisas que eu gosto, e usava o Firefox para blog e o outro email pessoal.

E um momento para uma pequena estória  - O fato de eu poder abrir meus favoritos em diferentes computadores usando o Chrome foi importante para que ele fosse o primeiro na minha lista. Até o dia em que eu fui viajar com o laptop da minha esposa, e instalei o Chrome lá para ter meus favoritos à mão. Ela sempre preferiu o Firefox mas também gosta do Chrome, então um belo dia ela abriu o Chrome, achou aqueles favoritos estranhos, e apagou tudo, importou os dela. O Chrome acessava minha conta do Google automaticamente e batata, os meus favoritos foram pro espaço em todos os computadores ao redor do globo. Fiquei pê da vida, mas não pude culpar ela para não apanhar. Culpei o Chrome e meu uso do navegador desde então caiu para praticamente zero. Hoje uso o Chrome menos do que o IE. Logo eu descobri que não tinha realmente perdido os favoritos porque dois dos navegadores que eu havia instalado para teste, o Avante e o Lunascape, parece terem roubado os favoritos do meu Chrome e Firefox. Comecei usar o Avant um pouco mais por causa disso, mas eu tinha muito favorito e a organização deles estava um lixo, resolvi começar do zero, com o Opera. Gostei do Opera e construi minha lista de favoritos lá, e instalei no trabalho também tal que eu posso abrir os links lá. Tenho gostado muto do Opera que por quase um ano agora tem sido o meu principal navegador.

Em segundo lugar eu diria que vem empatados o Rockmelt e o Maxthon. O Rockmelt é um parente do Chrome, mas tudo bem, eu não tenho muitos favoritos nele, eu uso ele para o Twitter principalmente, para um dos meus emails e para este blog. Eu também gosto bastatne do Maxthon que uso para fazer buscas relacionadas a esportes, eu tenho lá favoritos de esportes e tal. O Opera para o resto, que envolve estatística e notícias/ documentários principalmente. Em quarto lugar vem o IE, empatado talvez com o Firefox. O IE me pegou porque eles fizeram um esquema muito legal que liga o navegador á página da CBC, que é como a TV Cultura no Brasil. Fica o ícone da CBC na minha área de trabalho, mas na verdade é o IE. Mesmo assim eu acesso a CBC muito pelo Opera, talvez mais do que pelo IE. Chrome, Safari, Avant e Lunascape são também navegadors instalados mas praticamente não usados.

Enfim, só resumindo, os meus navegadores em ordem de uso seriam Opera, Rockmelt e Maxthon, IE e Firefox, Avant, Chrome, Lunascape e Safari. Uso medido como tempo de uso, vamos ser claros na definição, rsrs... Opera, Rockmelt e Maxthon teriam uns 95% do share. Legal ter bastante alternativas...

Nenhum comentário:

Preparativos finais

 E hoje foi o ultimo treino no Canadá, o próximo será em Lisboa. Treino leve, que até pensei em adiar por causa de uma leve dor na panturril...