sábado, 12 de dezembro de 2009

Os Lemmings

Estou lendo um livro antigo chamado "The Umbelievable Land", sobre o ártico. O livro é na verdade uma coleção de artigos curtos e simples, mas interessantes. A única coisa que eu não tenho achado legal é o fato de o livro ser do começo da década de 70, e hoje muita coisa deve ter mudado em relação ao nosso conhecimento do ártico. Um exemplo é que no livro eles chamam os Inuits de Eskimos. Já faz um tempo que os povos nativos da região do ártico Canadense não são mais chamados Eskimos.

O livro fala rapidamente sobre um rato chamado de lemming. Na Wikipedia em portugues ele é chamado de lêmingue. Dois fatos me chamaram a atenção - o suicídio que eles cometem e a flutuação de sua população.

O suicídio parece não ser mais do que um mito, no qual os autores do livro ainda acreditavam naquele tempo. Os ratos eram vistos pulando de penhascos e nadando até morrer. Hoje diz-se que o comportamento é causado pela superpopulação e necessidade de migração para encontrar alimento. Ele pula do penhasco porque precisa continuar seu percurso com urgência, é o que ele tenta fazer. Interessante o fato de que o filme de Walt Disney "White Wilderness" , de 1958, mostra o suicídio. No filme o que fizeram na verdade foi levar os ratos para um penhasco e empurrá-los, assim podendo filmar o seu "suicídio". Ha várias formas de se explorar a natureza pelo dinheiro né.

A outra questão interessante é que a população de lemmings flutua regularmente em um ciclo que acontece da mesma forma em áreas muito extensas. Essa flutuação, embora extremamente clara, ainda tem razões desconhecidas. Em alguns anos eles crescem atingindo uma superpopulação e então desaparecem chegando a beira da extinção.

Se você gosta de ver filmes com animais, talvez seja melhor repensar e assistir este documentário da Emissora Canadense CBC, que entre outras coisas mostra a cena de Walt Disney onde os lemmings se "suicidam".

2 comentários:

Mayumi disse...

É... manipulação de informações não é nada legal...

Marcos Sanches disse...

Nesse caso não só manipulação, mas abuso dos animais. Eles falam, por exemplo, que chimpanzés que participam em filme são novos. Quando eles ficam com uns 10 anos (e ainda vão viver mais uns 40) eles se tornam mais agressivos e não servem para serem treinados para filmes mais. Aih eles tem que achar alguem que os queira, no passado eram doados para centros de pesquisas e mesmo hoje em dia são praticamente abandonados.

Muitas das cenas de documentários são com animais treinados ou em zoologicos, enganando o telespectador que pensa que são gravadas no ambiente natural.

E muitas outras coisas...

MS

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...