sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O sonho de aquecer o Ártico

Sempre que sobra um tempinho eu leio um novo capítulo do livro Unbelievable Land, que fala sobre o Ártico de uma forma mais ou menos científica. Mas o livro foi escrito no começo da década de 60 então, embora tenha muitas coisas interessantes, ele é ultrapassado em muitos pontos. O problema no meu ver é que a gente nunca sabe quando o que o livro fala é ainda verdade ou não.

No Capítulo 17 eles falam sobre as correntes de água no Oceano Ártico. E chamou muito a minha atenção o projeto de um cientista russo sobre a construção de uma barragem no Estreito de Bering que impediria a corrente de água fria que entra no Ártico por lá, vinda do Oceano Pacífico. O projeto é descrito neste artigo que não é disponibilizado online, mas parte dele pode ser lida aqui (pg. 125).

Existem duas grandes correntes de água que entram no Ártico, uma quente vinda do Atlantico, que fica na parte mais funda do Oceano Ártico e gira no sentido anti-horário, e outra fria, vinda do Pacífico pelo Estreito de Bering, que gira no sentido horário e fica mais na superfície.

A idéia do sujeito é de fechar o Estreito de Bering com uma barragem e bombear água do Oceano Ártido para o Pacífico (no sentido contrário do que acontece agora). Com isso a corrente de água quente do Atlantico passaria pelo Ártico e sairia pelo Estreito de Bering e isso esquentaria o Ártico, derretendo todo o seu gelo e o tornando mais amigável ao ser humano. O artigo fala sobre o problema de se conseguir energia para bombear a quantidade colossal de água necessaria para aquecer o Ártico. Essa energia seria conseguida atraves de algumas usinas nuclares ou através da queima do carvão cujas minhas são abundantes na região. O projeto, segundo o indivíduo, custaria uma enorme quantidade de dinheiro, mas o aquecimento do Ártico traria retornos incalculáveis em lucros para os países envolvidos.

O que é interessante e engraçado nesta idéia é o contraste com o que queremos hoje - que o Ártico não derreta. Aliás uma proposta moderna de uma barragem semelhante para manter o Ártico frio pode ser lida aqui. Sem a bomba jogando água do Ártico para o Pacífico, a barragem poderia causar a parada da corrente de água quente do Atlantico para o Ártico, fazendo assim que ele esfrie mais. Isso é o que eu entendi, pelo menos.

A idéia do cientista russo de aquecer o Ártico parece piada nos dias de hoje em que estamos preocupados com o aquecimento global. Mas ela mostra como a gente no passado nunca se preocupou com a natureza, estavamos dispostos a mudar completamente o mundo em troca de lucros. A idéia de aquecer o Ártico não pensa nas consequências para os animais da região, para os povos nativos da região, para a flora e fauna marinha da região, não pensa no aumento do nível do mar e alagamento de muitas regiões costeiras, não pensa nos possíveis e imprevisíveis danos para o clima em outras partes do planeta que tal projeto poderia causar. Pensa apenas no retorno financeiro. É assim que sempre fomos...

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...