quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Produtos ecológicos e comportamento ético

Saiu uma pesquisa da Universidade de Toronto que associa a compra de produtos ecologicamente correto com comportamento de quem os compra. O artigo tem como título "Os produtos ecológicos nos torna melhores pessoas?".

Segundo o artigo a simples exposição a esse tipo de produto nos faz lembrar de nossos deveres éticos e de responsabilidade social, melhorando assim o nosso comportamento. Mas a compra desses produtos meio que nos dá permissão para nos comportarmos mal depois.

Para mim não ficou claro no artigo o que o sujeito comprou no experimento, pois eles apenas dizem que estudantes foram aleatoriamente alocados para fazer compras virtuais em dois tipos de loja, uma com 75% de produtos ecológicos e outra com 75% de produtos convencionais. Os que foram associados a loja com produtos ecológicos mentiram mais num exercício posterior e acabaram pegando mais dinheiro do que lhe era de direito num exercício final.

Acho que a grande limitação do estudo é o fato de ele não poder ser extrapolado para a população principalmente por ter sido feito apenas com pessoas muito jovens. Outros problemas seriam o citado no parágrafo acima (não está claro o que eram os produtos, o que eles escolheram) e também no meu entender o fato de que a simulação não simula bem a situação onde você gasta o seu suado dinheiro comprando um produto.

Mesmo assim acho que as conclusões fazem sentido. Nós não estamos realmente preocupados com o meio ambiente a ponto de nos engajar em fazer alguma coisa em troca de nada, ou de um ambiente melhor. Nós queremos apenas mostrar aos outros (e até certo ponto a nós mesmos) que estamos fazendo a nossa parte.

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...