sábado, 19 de dezembro de 2009

Conta de Luz


Em Toronto a conta de luz vai passar a depender do horário de consumo. Assim, se você consome muita energia em períodos de pico, você vai pagar mais. É mais ou menos como o telefone é no Brasil (acho que ainda é né) - há horários em que vc paga mais pelo minuto, horários mais baratos, por isso que quando eu tinha internet pelo telefone eu só conectava depois da meia noite - era bem mais barato.

Pois é, aqui a conta de luz vai passar a ser assim também. Usou energia entre as 7 e 11 horas da manhã ou entre as 5 e 9 da tarde, paga mais. Melhor acender a vela nesse horário. Bom, enfim, não sei se é melhor acender a vela, mas dependendo do padrão de consumo, vc vai pagar mais, ou menos do que paga atualmente.

COm essa mudança, eles tembém disponibilizaram uma ferramenta na internet para informar ao usuário qual é o padrão atual de consumo dele. Por exemplo, o gráfico acima foi o meu consumo ontem. Existe um pequeno pico de consumo entre as 6 e 7 da manhã, que é quando eu cheguei da corrida e me aprontei para ir pro trampo. E a tarde, justament eno horário de pico foi que eu consumi mais energia. Acho que ontem nessa barra maior foi quando eu usei o fogão para esquentar a janta ou sei lá. Nesse período acho que liguei mais luzes e o computador, enfim, acho que o gráfico faz todo sentido.

Mas é interessante que com essa nova forma de cobrar pela energia gasta venham também essas ferramentas tal que a gente não fique no escuro sem saber como é o nosso padrão e onde podemos cortar energia para pagar menos.

Um comentário:

Mayumi disse...

Rrsrs. Acender a vela é boa! Rs.

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...