sábado, 28 de novembro de 2009

História do Canadá Capítulo 14 – Caminho para Confederação

Aqui está a definição de Confederação da Wikipedia. O texto desse capítulo fala de como foi a união das várias colônias Britânicas em uma única entidade política, o Domínio do Canadá, em 1 de Julho de 1867. O dia primeiro de Julho é como o dia da Independência do Brasil, muito festejado aqui. Mas o Canadá ainda continuou com laços com a Inglaterra, não foi uma Independência como no caso do Brasil.


Em meados do século XIX houve uma onda de nacionalismo nas colônias Britânicas da América do norte. A idéia de se ter uma só nação que ia de oceano a oceano mexia com as pessoas principalmente devido ao sucesso dos Estados Unidos. O Norte do Canadá, dominado pela Hudson Bay Company e o Oeste pouco explorado começaram a ser vistos como lugares de grande potencial econômico e agrícola.

Tudo começou com impasses políticos entre os dois Canadas (O Upper e Lower Canada eram unidos em meados do século XIX). A parte Francesa (leste) era menos populosa e a parte Inglesa (oeste) queria uma representação democrática no governo, ou seja, proporcional a população. Isso nunca foi possível por motivos práticos. Haviam outros problemas entre os dois lados devido a administração de escolas (que na parte francesa costumava ser da igreja) e a contrução da ferrovia entre Montreal e Hamilton (que se tornou um poço de corrupção).

Em 1864 os problemas eram vários e George Brown (lider do partido reformista no Canadá Oeste) propos ao governo Britânico que os dois Canadás tivessem um governo único a nível federal, mas também com governos provinciais. Ele conseguiu criar nos Canadas um ministério para a união dos Canadás incluindo os terrítórios da Hudson Bay Company, no Noroeste. Na mesma época Nova Scotia e New Brunswick planajavam a união das provincias Britâncias em Maritimes (costa Leste). Mas o projeto não estava dando certo pois Prince Edward Island eestava com problemas internos e Newfoundland não foi convidado para fazer parte da união.

Por volta de 1960 os Britânicos viam com bons olhos a união das colônias na América do Norte, pois isso implicaria em muito menos gastos administrativos e militares para os Britânicos. No período em que os Canadenses se preocupavam com a confederação, no começo da década de 1860, os Britâncicos estavam mais ocupados com os olhos nos Americanos, que com sua Guerra Civil, acabaram causando vários incidentes com os Britânicos. Em 1863 os Estados Unidos disseram que não renovariam o contrato de comércio livre com as colônias Britânicas após sua expiração em 1866, o que trouxe um certo medo de enfraquecimento econômico para todas as colônias. A união parecia uma solução para preservar o seu poder econômico. Em 1864 também havia o medo não infundado de que os US tentassem anexar as colônias a força. Eles tinham acabado de conquistar parte do México e tinham os olhos nos territórios da Hudson Bay Company no Noroeste.

Os Canadás (upper e Lower) pediram para participar da conferencia sobre a união das colônias em Maritimes. A conferência aconteceu em Setembro de 1864, em Charlottetown. A conferencia logo mudou o tema de união de Maritimes para união do Canadá. Uma Conferencia foi marcada para Outubro em Quebec onde se teria planos mais consolidados para a união. O principal problema era o quanto de poder dar para o governo central. Mas eles conseguiram delinear um plano para a confederação, divindindo poderes entre o âmbito provincial e o federal. No plano para confederação Quebec e Ontário seriam duas Províncias criadas do então Canada. Quebec teria status bilingue e o Francês não foi sequer considerado fora da Província de Quebec.

Embora a Conferência de Quebec teve bons resultados, com os governos aceitando os termos da confederação, a estória foi diferente quando cada um voltou para a sua província. Em Prince Edward Island os políticos não estavam aceitando a idéia por causa dos poucos assentos que a Ilha teria na Casa dos Comuns,no âmbito Federal. Em Newfoundland tambem houve forte oposição a idea de união. Outro receio das colônias de Maritimes era de que Ontario e Quebec, por serem grandes, dominariam as demais. As demais colônias seriam para os de Ontario e Quebec uma extensão de seus domínios.

No entando em 1865 os Americanso suspenderam o Tratado de Reciprocidade com as colônias Britânicas, pelo qual se fazia livre comércio entre os dois países. Um grupo de irlandeses americanos causaram uma batalha em New Brunswick. Os canadenses começaram a recear uma invasão americana, sob a qual eles dependeriam do exército Britânico, e os Britânicos já tinham dito claramente que os colonos teriam que se virar sozinhos. Era importante que as colonias se juntassem para manter sua soberania eeconomia. A oposição inicial nas colônias de Maritimes foi dissipada e em 1866 uma outra conferência em Londres discutiu a Confederação. A Resolução de Quebec praticamente não teve modificações, e ficou estabelecido o British North America Act, que passou na Casa dos Comuns sem amiores problemas em Março de 1867. Em 1 de Julho de 1867 o “Dominion of Canada” oficialmente nasceu. O termo Domínio foi escolhido no lugar do termo mais forte “Reino”, inspirado pela Salmo 72: “E ele dominará de Oceano a Oceano, de Rio a Rio, até os limites da terra”. Ottawa foi tida como a Capital da recem criada entidade política.

A Confederação tinha na ferrovia a imagem da ligação entre diferentes cantos da colônia e o meio de transporte das riquezas que fariam o Canadá próspero. A ligação com a Inglaterra desencorajaria os vizinhos agressivos do Sul.

Com a confederação termina a Parte IV do livro. A Parte V é chamada "Inventando o Canadá" e vai de 1867 a 1914. Foi o período em que o Canadá cresceu como uma grande nação. Grande papel nesse desenvolvimento foi a definição dos niveis políticos Federais, Provinciais e Municipais e o Capitalismo Industrial.

2 comentários:

Hideaki disse...

Parabéns, Marcão!!
Segunda eu embarco e vou ai perto (nem tanto), correr umas 10 maratonas.

Abraço!!

Hideaki

Marcos Sanches disse...

Como assim cara, explica direito isso...

Treino Leve

 Primeiro treino leve da nova planilha. Os treinos leves, que eram por tempo e tinham uma parte opcional, agora são por distância. Tanto ant...