quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Remembrance Day

Hoje é o Remembrance Day no Canadá. É um dia em que eles prestam homenagem àos soldados que servem e serviram na guerra, principalmente os que morreram nas guerras pelo país. Uma celebração especial acontece em algumas igrejas, ela acontece às 11 horas do dia 11 do mês 11. Hoje o Trevor me convidou para ir ver a celebração na igreja perto do trabalho, é uma coisa curta, com uma breve oração, onde também há vários soldados fazendo a homenagem. Outras pessoas do trabalho também estavam lá, mas muitos não foram.

Segundo o Trevor, o Canadá participou em peso da primeira e segunda guerra mundial pois era ainda colônia britânica. Entrou na guerra antes dos US e participou com muitos soldados. A data então é muito importante para os canadenses e mexe especialmente com famílias que tem membros que são militares ou já foram.

O respeito que eles tem é bem grande. No trabalho havia o que eles chamam de poppy na recepção. É um flor vermelha, neste caso artificial, com um alfinete no meio tal que os funcionários podem passar lá, pegar um e colocar na camisa. Vê-se pessoas com a flor na rua e no trabalho.

Atualmente o Canadá tem soldados no Afeganistão (não sei se tem no Iraque). 133 soldados Canadenses já morreram no Afeganistão e sempre que mais um morre eles falam bastante na mídia. É algo triste quando a gente escuta essa notícia, e de vez enquando a escutamos. São sempre pessoas muito jovens. Eu não sei, no entanto, se faz sentido morrer pelo país da gente em muitos casos; eu acho que prefiro mudar de país e continuar vivo. Em alguns casos ir a guerra é pagar pelas decisões dos outros. Mas eu sei que não é bem assim, o ser humano é complicado, às vezes, como no caso da segunda guerra, tem um maluco que vem matar a gente e somos obrigado a lutar. Meio que não há alternativa.

Para nós acho que não existe data similar. Eu me lembro que parece que tem o dia do soldado desconhecido no Brasil, mas não é nenhuma data de celebração. O Brasil tem sorte de não ter se envolvido em muitas guerras.

Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...