sábado, 14 de novembro de 2009

História do Canadá - Capítulo 13 - A Idade Revolucionária na América do Norte Britânica

A Revolução Industrial - A Inglaterra foi a nação mais avançada na Revolução Industrial, que começo no início do Século XIX. A invenção de máquinas foi gradualmente substituindo a mão de obra humana no trabalho. Os mais ricos puderam investir em fábricas e tinham poder de pressionar o governo para fazer leis que os protegiam. Veio com ela um novo materialismo e o enfraquecimento do espiritualismo. O método científico se desenvolveu, as cidades cresceram em detrimento da zona rural, riqueza foi distribuida geograficamente com o desenvolvimento do transporte e até as relações familiares entre homens, mulheres e crianças mudaram. As colônias eram vistas como um mercado consumidor e como fonte de matéria prima, o que ajudou-as a conseguir mais liberdade e o governo responsável.

Em 1851 as colonias Britâncias estabeleceram o comércio livre entre elas e os US. Alguns locais contavam com leis protecionistas para que produtos estrangeiros não tomassem o mercado dos produtos locais.

O transporte evoluiu muito nas colônias. A navegação a vapor se tornou viável por volta de 1810 e as ferrovias por volta de 1830. Diferente da Inglaterra, o transporte nas colônias se desenvolveu antes da Revolução Industrial. Por volta de 1860 estradas de ferros já ligavam os principais centros comerciais das colônias entre si e com os US, bem como o telégrafo. A construção de ferrovias causou aumento das tarifas para a população e dívidas para o governo.

O cresciento da população no Século XVIII e o fim das terras de graça nas colônias geraram uma migração do campo para a cidade. Por volta de 1840 era muita amão de obra barata nas cidades, o que contribuiu muito para o grande sucesso da Revolução Industrial. As próprias indústrias criavam desemprego e mão de obra barata. No início houve revolta de trabalhadores, com protestos e quebra de máquinas. Por volta de 1850 os trabalhadores começaram a se organizarem em uniãos para lutarem por melhores condições. No entanto apenas trabalhadores especializados (skilled) podiam participar das uniões. Outros trabalhadores eram demitidos e facilmente substituídos se participassem de uniões.

O sistema legal foi um instrumento que ajudou a acomulação de capital. As mudanças na economia fizeram o sistema legal ficar rapidamente obsoleto e ser obrigado a evoluir também. Novas leis relacionadas com propriedades, contratos, relações comerciais e patentes foram criadas.

Indústrias relacionadas a ferrovias, metais, móveis, agricultura, doces, transporte, tabaco, cerveja, textil foram as principais nas colônias. Algumas delas tinhammáquina a vapor, mas outras ainda dependiam da mão de obra barata. Montreal, Toronto e Saint John foram líderes na Revolução Industrial. Os empresários eram em geral pessoas do comércio que conseguiram acumular riqueza, mas a revolução Industrial possibitou que praticamente todas as classes conseguisse riqueza. a maioria dos trabalhadores e empresários eram homens. Mulheres e crianças trabalhavam em indústrias texteis e de tabaco.

A Revolução Industrial veio com o Iluminismo, uma revolução intelectual. A ciência cresceu muito nas colônias nessa época. cinetistas naturais calssificaram espécies de animais e vegetais. Química, Física, Biologia e Geologia eram ensinadas nas melhores faculdades.

As novas idéias do Iluminismo e a Revolução industrial trouxe o desejo por reformas. A separação entre Igreja e Estado foi a principal. Lutando pela manutenção do poder a igreja lutou por causas como movimentos evangelizadores, reforma na educação, fim da escravidão, hospitais e sanatórios. Nessa época surgiu o movimento da moderação (temperance) no uso do álcool, que argumentava combater a pobreza, crime, insanidade, violência e abuso de mulheres e crinaças. Esse é considerado o primeiro movimento de massa no Canadá.

Aconteceu também a Reforma da Educação nas colônias. Até então a educação era desorganizada, sem padrão, algumas escolas privadas e oturas da igreja. Os trabalhadores nãoeram simpáticos a idéia de escolas pois os filhos eram uma fonte de renda. Os mais ricos não eram simpáticos as novas idéias de educação porque pregava-se uma mesma escola para todos, e eles não queriam seus filhos junto com filhos de classes mais pobres. Escolas foram criadas que separavam raças e religião. Os professores eram em geral mulheres, com salários bem baixo. Por volta de 1860 o Canadá tinha 17 universidades, mas só os mais ricos tinham acessos às cercas de 1500 vagas nelas.

Com a idéia nova de que a insanidade, pobreza e criminalidade podiam ser curados ao invés de "suportados como parte da vida" fez com que sanatórios fossem criados na colônias para os com problemas mentais, os pobres e prisões que visavam a correção dos indivíduos envolvido com crimes. Na verdade as prisoes já existiam, mas passaram a serem vistas como lugares de correção, não punição.

A relação familiar mudou. A casa era o lugar de trabalho, entertenimento, religião, política e educação antes da Revolução Industrial. O Século XIX foi marcado pela distinção entre as vidas pública e privadas e a residência passou a ser o centro da segunda. A idéia cada vez mais passou a ser de que a moradia era o local de refúgio do ambiente externo de exploração e competição. A mudança aconteceu primeiro na classe média urbana. Famíais começaram a ter menos filhos e cada vez mais empregados visto que os filhos iam para a escola. A separação entre homens e mulheres quando a tipo de trabalho continuou a existir. Enquanto a classe média podia sobreviver com o trabalho do homem apenas, as classes mais pobres dependia do trabalho de todos e nelas não houve muitas alterações.

A culatura e artes também se desenvolveu no período. As colônias já contavas com jornais e foi nessa época que apareceram os primeiros escritores nascidos nas colônias britânicas. História era um tema que crescia no interesse da população. As revistas nas colônias tiveram dificuldades com a competição dos Americanos e dos jornais. Bibliotecas e teatros eram comuns nas principais cidades. A música no entanto parecia ser a forma de arte que mais atraia gente. Concertos, Coros, Óperas e Sinfonias tinham sempre bom público.

Havia pouco tempo naquela época para atividades de lazer e esportes. Os sábados eram reservados para a igreja. na zona rural famílias se juntavam para eventos como colheitas. Nos meses de inverno havia mais tempo para festas e visitas familiares. Haviam poucos feriados, sendo o Natal, Ano novo, Páscoa e chagada da primavera os principais. Jogos, esportes e compatições eram geralmente parte de muitas ocasiões festivas em meados do Século XIX. No Oeste diversões como briga de galos, bear-baiting (não sei como traduzir, mas a galera amarra o urso e solta os cachorros nele para verem eles se matarem), corridas de cavalo e lutas. O cricket era era o esporte principal do Canadá no século XIX. Niagara Falls já era uma grande atração então e já por volta de 1820 as cataratas já tinham perdido a maioria de sua belaza natural devido ao esforço para se fazer dinheiro do turismo na área. Com a ferrovia, Niagara Falls se tornou um lugar para casais passarem a lua de mel.

A Revolução Industrial e o Iluminismo transformaram bastante as colônias britânicas. Muitas oportunidades surgiram. Surgiu também a idéia de uma nação transcontinental que tinha como ingredientes a mesma herança Britânica, a fácil ligação dada pelas ferrovias, a promessa de uma poderosa nação e sede por lucros. Só faltava um empurrão. O próximo capítulo fala desse empurrão que aconteceu na década de 1860.

Um comentário:

Mayumi disse...

Ah, os professores daquela época aí no Canadá eram geralmente mulheres e com salário baixo? Qualquer semelhança é mera coincidência! Rsrsrs.

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...