A Revolução Industrial - A Inglaterra foi a nação mais avançada na Revolução Industrial, que começo no início do Século XIX. A invenção de máquinas foi gradualmente substituindo a mão de obra humana no trabalho. Os mais ricos puderam investir em fábricas e tinham poder de pressionar o governo para fazer leis que os protegiam. Veio com ela um novo materialismo e o enfraquecimento do espiritualismo. O método científico se desenvolveu, as cidades cresceram em detrimento da zona rural, riqueza foi distribuida geograficamente com o desenvolvimento do transporte e até as relações familiares entre homens, mulheres e crianças mudaram. As colônias eram vistas como um mercado consumidor e como fonte de matéria prima, o que ajudou-as a conseguir mais liberdade e o governo responsável.
Em 1851 as colonias Britâncias estabeleceram o comércio livre entre elas e os US. Alguns locais contavam com leis protecionistas para que produtos estrangeiros não tomassem o mercado dos produtos locais.
O transporte evoluiu muito nas colônias. A navegação a vapor se tornou viável por volta de 1810 e as ferrovias por volta de 1830. Diferente da Inglaterra, o transporte nas colônias se desenvolveu antes da Revolução Industrial. Por volta de 1860 estradas de ferros já ligavam os principais centros comerciais das colônias entre si e com os US, bem como o telégrafo. A construção de ferrovias causou aumento das tarifas para a população e dívidas para o governo.
O cresciento da população no Século XVIII e o fim das terras de graça nas colônias geraram uma migração do campo para a cidade. Por volta de 1840 era muita amão de obra barata nas cidades, o que contribuiu muito para o grande sucesso da Revolução Industrial. As próprias indústrias criavam desemprego e mão de obra barata. No início houve revolta de trabalhadores, com protestos e quebra de máquinas. Por volta de 1850 os trabalhadores começaram a se organizarem em uniãos para lutarem por melhores condições. No entanto apenas trabalhadores especializados (skilled) podiam participar das uniões. Outros trabalhadores eram demitidos e facilmente substituídos se participassem de uniões.
O sistema legal foi um instrumento que ajudou a acomulação de capital. As mudanças na economia fizeram o sistema legal ficar rapidamente obsoleto e ser obrigado a evoluir também. Novas leis relacionadas com propriedades, contratos, relações comerciais e patentes foram criadas.
Indústrias relacionadas a ferrovias, metais, móveis, agricultura, doces, transporte, tabaco, cerveja, textil foram as principais nas colônias. Algumas delas tinhammáquina a vapor, mas outras ainda dependiam da mão de obra barata. Montreal, Toronto e Saint John foram líderes na Revolução Industrial. Os empresários eram em geral pessoas do comércio que conseguiram acumular riqueza, mas a revolução Industrial possibitou que praticamente todas as classes conseguisse riqueza. a maioria dos trabalhadores e empresários eram homens. Mulheres e crianças trabalhavam em indústrias texteis e de tabaco.
A Revolução Industrial veio com o Iluminismo, uma revolução intelectual. A ciência cresceu muito nas colônias nessa época. cinetistas naturais calssificaram espécies de animais e vegetais. Química, Física, Biologia e Geologia eram ensinadas nas melhores faculdades.
As novas idéias do Iluminismo e a Revolução industrial trouxe o desejo por reformas. A separação entre Igreja e Estado foi a principal. Lutando pela manutenção do poder a igreja lutou por causas como movimentos evangelizadores, reforma na educação, fim da escravidão, hospitais e sanatórios. Nessa época surgiu o movimento da moderação (temperance) no uso do álcool, que argumentava combater a pobreza, crime, insanidade, violência e abuso de mulheres e crinaças. Esse é considerado o primeiro movimento de massa no Canadá.
Aconteceu também a Reforma da Educação nas colônias. Até então a educação era desorganizada, sem padrão, algumas escolas privadas e oturas da igreja. Os trabalhadores nãoeram simpáticos a idéia de escolas pois os filhos eram uma fonte de renda. Os mais ricos não eram simpáticos as novas idéias de educação porque pregava-se uma mesma escola para todos, e eles não queriam seus filhos junto com filhos de classes mais pobres. Escolas foram criadas que separavam raças e religião. Os professores eram em geral mulheres, com salários bem baixo. Por volta de 1860 o Canadá tinha 17 universidades, mas só os mais ricos tinham acessos às cercas de 1500 vagas nelas.
Com a idéia nova de que a insanidade, pobreza e criminalidade podiam ser curados ao invés de "suportados como parte da vida" fez com que sanatórios fossem criados na colônias para os com problemas mentais, os pobres e prisões que visavam a correção dos indivíduos envolvido com crimes. Na verdade as prisoes já existiam, mas passaram a serem vistas como lugares de correção, não punição.
A relação familiar mudou. A casa era o lugar de trabalho, entertenimento, religião, política e educação antes da Revolução Industrial. O Século XIX foi marcado pela distinção entre as vidas pública e privadas e a residência passou a ser o centro da segunda. A idéia cada vez mais passou a ser de que a moradia era o local de refúgio do ambiente externo de exploração e competição. A mudança aconteceu primeiro na classe média urbana. Famíais começaram a ter menos filhos e cada vez mais empregados visto que os filhos iam para a escola. A separação entre homens e mulheres quando a tipo de trabalho continuou a existir. Enquanto a classe média podia sobreviver com o trabalho do homem apenas, as classes mais pobres dependia do trabalho de todos e nelas não houve muitas alterações.
A culatura e artes também se desenvolveu no período. As colônias já contavas com jornais e foi nessa época que apareceram os primeiros escritores nascidos nas colônias britânicas. História era um tema que crescia no interesse da população. As revistas nas colônias tiveram dificuldades com a competição dos Americanos e dos jornais. Bibliotecas e teatros eram comuns nas principais cidades. A música no entanto parecia ser a forma de arte que mais atraia gente. Concertos, Coros, Óperas e Sinfonias tinham sempre bom público.
Havia pouco tempo naquela época para atividades de lazer e esportes. Os sábados eram reservados para a igreja. na zona rural famílias se juntavam para eventos como colheitas. Nos meses de inverno havia mais tempo para festas e visitas familiares. Haviam poucos feriados, sendo o Natal, Ano novo, Páscoa e chagada da primavera os principais. Jogos, esportes e compatições eram geralmente parte de muitas ocasiões festivas em meados do Século XIX. No Oeste diversões como briga de galos, bear-baiting (não sei como traduzir, mas a galera amarra o urso e solta os cachorros nele para verem eles se matarem), corridas de cavalo e lutas. O cricket era era o esporte principal do Canadá no século XIX. Niagara Falls já era uma grande atração então e já por volta de 1820 as cataratas já tinham perdido a maioria de sua belaza natural devido ao esforço para se fazer dinheiro do turismo na área. Com a ferrovia, Niagara Falls se tornou um lugar para casais passarem a lua de mel.
A Revolução Industrial e o Iluminismo transformaram bastante as colônias britânicas. Muitas oportunidades surgiram. Surgiu também a idéia de uma nação transcontinental que tinha como ingredientes a mesma herança Britânica, a fácil ligação dada pelas ferrovias, a promessa de uma poderosa nação e sede por lucros. Só faltava um empurrão. O próximo capítulo fala desse empurrão que aconteceu na década de 1860.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
De Março até agora
Da última vez que dei notícias foi na Meia de Washington, que corri relativamente bem, mas não foui com grandes expectativas por ter ficado...
-
Estes dias apareceu esta notícia interessante onde um policial daqueles que andam de bicicleta foi vítima de um motorista que abriu a porta...
-
Depois de um tempão parado hoje eu rodei 7 km. Tudo começou com a onda de calor que tivemos, em um mês que eu já tava devagar. Mas o calor e...
-
E apareceu esta notícia na internet. Basicamente o título diz que os números finais do seu RG tem alguma associação com a sua decisão de co...
Um comentário:
Ah, os professores daquela época aí no Canadá eram geralmente mulheres e com salário baixo? Qualquer semelhança é mera coincidência! Rsrsrs.
Postar um comentário