segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sobre os treinos

Eu resolvi tirar uma semana de férias dos treinos pois percebi que realmente me detonei na Around the Bay. Melhorei 2 minutos, não me machuquei, não senti dores, mas estava visivelmente com os músculos bastante cansados essa semana. Ontem, no primeiro treino depois da corrida, eu me esforçava para terminar os 8Km enquanto pensava na maratona daqui um mês. Eu não estou certo como devo treinar para ela, e as vezes penso se devo treinar ou se devo descansar o máximo e só fazer uma manutenção. Forçar longos pode ser colocar mais stress nos músculos já cansados e significar um pior desempenho na maratona. Sei lá. Estou pegando leve de qualquer forma, ouvindo o corpo. Ontem foram 8Km e hoje me senti um pouco melhor, fui para 10Km. Minha idéia é tentar longos nos próximos finais de semana, mas desde que não seja muito forçado. Idéia também de continuar com treinos curtos no meio da semana, mas incluir dias de descanso e não tentar fazer alta Km semanal, acho que não dá mais tempo para isso (talvez desse se eu não tivesse que descansar da Around the Bay).

Eu lembro que maratona no Brasil no começo do ano era sempre um desafio a mais, afinal poucos estavam bem treinados nos primeiros meses do ano, depois das festas. Aqui é um desafio a mais ao quadrado por causa da dificuldade de treinar no inverno. É bem verdade que eu tenho minha resistencia a academias, mas cá entre nós, treinar para maratona em academias não tá com nada... O treino por si tem que ser prazeroso, precisamos sentir o vento, ver a paisagem, os parques, árvores, deixar a cabeça viajar. Academia exige uma disciplina que eu não tenho, eu não corro para seguir regras. Corro para ser livre das regras.

Para terminar, ainda é possível que eu desista da maratona, eu ando pensando nisso. Afinal pra mim não faz mais sentido correr maratona para terminar, eu quero terminar bem e feliz. O pior é que bem e feliz significa por alguma razão sub 3h40m. A Around the Bay já foi pior do que eu gostaria...

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...