sábado, 18 de abril de 2009

Longo decisivo

Até hoje eu ainda estou incerto em relação a correr ou não a Maratona de Mississauga, no dia 6 de Maio. Os 30Km da Around the Bay no final de Março me fizeram ver que eu não estava preparado para uma maratona e desde então estou com essa dúvida cruel, correr ou não correr a maratona. Eu acho que já passei do tempo em que ia lá correr e ficava feliz se terminava. Agora eu quero terminar bem, quero correr e terminar inteiro, correndo sempre num ritmo bom, sem precisar andar, sem sofrer. Eu diria que quero terminar sub 3h30m, pois as 4 maratonas que fiz nesse tempo terminei bem, corri o tempo todo bem, e rápido, foi gostoso. As outras nem tanto, digo, algumas eu não estava preparado o suficiente e acabaram as pernas, fiquei lento, andei... enfim, melhor ficar em casa. Sei lá, cada um pensa de um jeito, mas eu quero estar bem preparado.

Ok, depois da Around the Bay eu comecei a treinar melhor, muito disso por que antes foi difícil treinar por causa do frio. A temperatura subiu legal nas última duas semana e a previsão para este fim de semana era ideal, com temperatura chegado aos 20 graus. Eu decidi que hoje seria o dia do longo que me diria se eu deveria participar ou não da maratona. Tentei planejar o tal longo, a idéia era correr 25Km, eu iria para leste na Eglinton até a Victoria Park, desceria até a Danforth e voltaria para casa num loop que deveria dar mais de 25 Km. Mas eu esta va Eglinton, me aproximando do Km 6, quando decidi que iria para o Sunnybrook Park. Faria o loop da trilha. Mudei completamente os planos no meio do treino, afinal seria mais gostoso correr nas trilhas do que nas ruas. Lá fui eu.

Um fato marcante foi que hoje foi o primeiro dia do ano que corri de shorts e camiseta regata. Estava fazendo 18 graus quando saí, e eu não hesitei em colocar a camiseta regata, correr livre das roupas de frio... foi muito bom!

Terminei o loop fazendo outros caminhos por ruas que eu não conhecia, e cheguei em casa com quase 1h50m de treino e quase 22Km. Não foi mal pois eu não me senti exausto no final, e daria para terminar os 25Km se eu quisesse. Mas estava noite já, eu só com meus óculos escuros, parei. Senti uma dorzinha nas costas, as pernas cansadas, e no resto estava bem. Caminhei por umas ruas perto de casa para esfriar um pouco o corpo antes de entrar para casa e ia pensando então o que faria, se correria a maratona ou não.

Achei que não. O que corri hoje é somente metade da maratona, e eu não tenho realmente motivos para correr outra maratona sem ter treinado bem (se é que treinar bem seria motivo suficiente). Acho que vou mandar um email para a org tentando mudar da maratona para a meia, um colega meu conseguiu fazer isso. E vou terminar feliz a meia e treinar no dia seguinte (se eu não acabar deixando a corrida pra lá). Afinal o fato de gostamos de correr não nos obriga a ir em corridas (aliás é estranho porque as pessoas vão em corridas, assim como porque elas torcem para times de futebol).

Estive pensando também em outra coisa engraçada, nós corredores somos bobos a ponto de o ato de desistir de uma maratona (mesmo depois de ter corrido 10 maratonas) parecer ser um desafio mais difícil do que correr a própria maratona. Nunca queremos desistir. Mas se corremos para terminar de qualquer jeito, então parecemos infantis, nos matamos para impressionar o colega, só pode ser. Acho que eu já passei dessa fase...

4 comentários:

Pati Gomes disse...

Oi, Marcos, tudo bom?
Acho que não é bobagem a dúvida e, por que não, o sofrimento de tomar a decisão de não correr. Não é fácil desistir de uma corrida, depois do tanto que treinamos, nos esforçamos, ainda mais você, que tá nesse lugar frio pacas...
A corrida tem que ser algo que nos dê prazer, alegria, enfim terminar feliz uma corrida!
Grande abraço!

Hideaki Marathon Maniacs # 1024 disse...

Fala Marcão!! Você deve ter visto lá no Forum (Pestana) sobre essa questão de desistência, na Maratona de Santa Catarina. Realmente, ouvir o peso da desistência estratégica de quem é fera (de quem sabe o momento em desistir), é diferente da desistência de um inexperiente, que continuam mais por teimosia, que pode deixar sequelas.

Por outro lado, você deve ter visto a minha nova teoria, da "Decisão inabalável de se concluir uma maratona", que comecei no topico da Mara de SP, desta vez, do Forum RB. A não ser que você está decidido a trocar pela meia, tá muito cedo pra desistir da maratona. Desistir, você pode fazer no dia, como nossos amigos "feras" fizeram em Floripa.

Depois eu posto meu relato de Santa Catarina, em um dos Foruns. Grande Abraço!!

Marcos Sanches disse...

Oi Paty, obrigado pela mensagem e pela visita! Na verdade a desistencia é por não ter treinado de forma adequada. É uma decisão que acaba sendo difícil, não sei porque. A gente sempre tem um certo orgulho idiota né... Mas enfim, foi melhor assim.

Abracos

Marcos

Marcos Sanches disse...

Fala seu Hideaki maniaco! Sim, eu já troquei pela meia!

Não, eu não vi o forum, eu vou ver se dou uma olhada!

Eu já corri mais maratona destreinado do que treinado, então sei lá, maratona é algo que eu não coro correr denovo se não estiver adequadamente treinado. E isso inclui planejamento, muitos longos, tiros, enfim, a idéia é correr bem e rápido o tempo todo e acho que se fizer acima de 3h30m vou ficar decepicionado.Então sim, eu vou correr a meia na boa e talvez treinar para uma maratona no final do ano, quem sabe, vamos ver.

Abracos e boas maratonas e ultras!

Marcos

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...