sexta-feira, 10 de abril de 2009

Emmanuel's Gift

Esse é um documentário sobre a vida de um rapaz que nasceu com deficiencia física em Gana, mas que pela força de vontade fez de certa forma história em seu país. Além de inspirador pela garra e luta que Emmanuel demonstra, o documentário támbém tem um pouco de atletistmo.

Em Gana pessoas com deficiências físicas, segundo o filme, são bastante discriminadas, inclusive pelos proprios familiares, desconsiderados e abandonados a sua própria sorte. Nascer com deficiencia em Gana é quase uma sentença de morte e na melhor das hipóteses uma condenação a uma vida muito difícil de esmolas. Mas com Emmanuel foi diferente. Ele sempre foi determinado e ter uma vida diferente, apesar de ter sua perna direita severamente deformada a ponto de ser inútil. É impressionante ver a força de vontade e a força física de Emmanuel em algumas passagens do filme. Quando criança, ele juntou com muito esforça dinheiro para comprar uma bola de futebol pois ser o dono da bola era o único jeito de fazer com que seus colegas o deixasse jogar no time. E ele jogava, mesmo de muleta! Acreditando sempre, Emmanuel pediu (e ganhou) a uma fundação (Fundação dos Atletas com deficiência) dos EUA uma bicicleta, ele queria cruzar Gana de bicicleta, pedalando com uma perna só, para chamar a atenção dos políticos do país para a questão dos deficientes físicos. Com isso não só conseguiu mudanças para o país atravez da consicentização dos políticos e da população, mas também ganhou visibilidade fora do pais. As mudanças, dizem, continuam até hoje, quando ele ainda batalha por elas. A visibilidade deu a ele a oportunidade de ir para os EUA (patrocinado pela mesma fundação que lhe deu a bicicleta) onde ele participou de um triatlon e conheceu um garoto que tinha duas pernas mecânicas, mas ainda assim participava de corridas de rua! Emmanuel foi submetido a uma cirurgia, sua perna direita foi amputada e no lugar foi implantada uma perna mecânica. Ainda nos EUA, com sua nova perna, Emmanuel correu uma corrida de rua da qual o filme mostra alguns momentos. Ele voltou para Gana onde trabalha para melhorar as condições dos deficientes no país.

Nenhum comentário:

Progression Run

 Semana passada teve um Progression Run e hoje teve outro. 5 minutos de aquecimento, 20 de corrida leve acima de 5:20 por km, 10 de corrida ...