segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sobre tempos e corridas

Achei que é melhor eu tentar explicar as 3h40m do post anterior.

Bom, eu já corro a sei lá, 10 anos. Já tenho aí uma bagagem né. Quando olho para tras e seleciono as provas de 10Km, por exemplo, noto que geralmente quando termino acima de 45 minutos, a prova não foi boa, tipo não foi confortável, a não ser que eu tenha corrido com outra pessoa. Geralmente quando estava bem, fazia 43 minutos. Acima de 45 min só quando estava mal, e sofria mais do que para fazer em 43 minutos quando estava bem. Visto isso traço algumas conclusões.

Acho que cada um tem um corpo que precisa de um mínimo de treino para correr bem 10Km. Tipo, não é ideal pra ninguem correr sem treino. E dado esse mínimo de treino cada um tem um organismo que por alguns motivos (genética talvez entre os principais) se sente bem correndo num ritmo X. O meu ritmo agora (porque acho que muda com a idade) é em torno de 43/44 minutos. Com mais treino e com a ajuda de um Sadao, eu posso fazer melhor que isso. Mas se eu fizer pior significa que não treinei bem, não tem jeito, a corrida vai doer, não vai ser gostosa.

É igual para maratona. Sempre que fiz acima de 3h40 creio que foi ruim, foi falta de treino, não foi legal. As maratonas sub 3h30 (foram 4) sempre foram gostosas de correr, sempre corri bem, sem sofrer e sem me machucar e sem sentir dor. E não demorei muito para me recuperar. Acredito que porque eu estive melhor treinado, foi a situação ideal. Eu posso estar bem treinado e correr para 4h, mas não vou me sentir bem, eu tenho o meu ritmo que eu me sinto bem, não é tão bom ir mais devagar (a nao ser que tenha algo para compensar, como correr com um colega). Por isso tenho pensado que não seria legal ter que começar a maratona acima de 5min/km (3h30m) pois se tiver é porque não estou adequadamente treinado. Então melhor nem correr. Não é nem mais questão de fazer tempo bom, ou quebrar recorde, nem penso nisso para essa maratona. Mas de não ir lá sem estar adequadamente preparado pois parece não valer a penas, eu já corri várias maratonas, uma a mais , uma a mesmo... acho que tá na hora de correr bem preparado e não só entrar lá e seja o que Deus quiser, o importante é terminar, acho que não é por aí...

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...