domingo, 29 de março de 2009

Around the Bay 2009



E hoje foi o dia da corrida. Mas comecemos a falar de ontem. Eu resolvi fazer um treino curto, de uns 5Km, para ver como estava e para dar uma soltada. Foi a noite e eu me senti bem. Resolvi que ia tentar melhorar o tempo do ano passado. Afinal neste ano eu treinei, ainda que em ritmo reduzido, durante todo o inverno. Ano passado não teve nem ritmo reduzido. A estratégia seria simples, manter 5min/Km para tentar aumentar um pouco no final e conseguir um sub 2h30m. Ano passado eu fiz 2h33m e na verdade essa meta deste ano é meio modesta, eu sabia que não conseguiria muita coisa. Apesar dos treinos no inverno, foram raríssimos sequer treinos de 15Km. Eu sabia que seria duro depois do Km 15, por isso nada de metas mirabolantes, mas eu tinha pelo menos treinado mais que o ano passado.

Ontem sábado, alem do treino pra soltar a noite, fomos buscar os kits. Eu fui com dois novos colegas brasileiros que moram aqui faz tempo, o Hans e a Beatriz (comigo aí na foto). Os dois são gente fina e o Hans tá treinando pra um Iroman na França. Ele é uma das pessoas mais focadas que eu já vi, e eu conheci ele numa época que eu não tenho ligado mais para provas. Mas estou acompanhando a saga dele. Bom, no kit tinha uma novidade, o chip era um chip tipo descartável, a gente podia ficar com ele pra gente (primeira foto). Não que isso tenha algum valor pra mim, mas foi algo interessante.

Eu costumo falar pro pessoal que no Brasil não só temos mais corridas, mas elas também são mais evoluídas e melhor organizadas que as daqui. Por exemplo, essa Around the Bay é uma das provas mais famosas e maiores do Canadá, e ainda assim era inacreditável a fila que tinha para colocar as coisas no guarda-volumes e para pegar depois ainda pior. Pior ainda, era horrível ficar na fila pois tinha chovido, os corredores estavam molhados e com frio querendo se trocar. E a gente paga 2 dolares mais uns 60 dolares pela inscrição. Outro ponto ruim é pegar o kit no sábado, sem choro nem vela, quando eles sabem que a maior parte dos corredores é de fora. Ainda, o ginásio onde o pessoal fica antes da largada não é muito grande, acaba ficando congestionado em todo lugar. E eu achava normal que a corrida não fosse lá otimamente organizada pois afinal de contas ela é beneficiente. É como se a São Silvestre fosse uma corrida beneficiente (eita nós, isso tá longe). Mas aí aparece esse chip que é descartável e que ainda não temos no Brasil (eu acho). A corrida também tem tempos parciais para 10, 15 e 20 Km, o que poucas corridas no Brasil tem. Então parece que em termos de tecnologia eles são melhores de qualquer forma.

Ok, hora da largada, perdi uns 3 minutos e depois foi tranquilo, apesar de muita gente. O que não foi tranquilo foi a chuva com temperatura em torno de 6 graus. Isso não era bom e era menos bom para um prova de 30Km. Eu estava de shorts, mas com duas blusas, a de cima fina. Estava com luvas também, mas ainda assim sentia frio nas mãos pois as luvas começaram a molhar. Eu senti frio nas mãos o percurso todo, mas isso não atrapalhou, só que correr na chuva com 6 graus não é agradável de qualquer forma.

Quando comecei, a minha estratégia era mentar sub 5min/km, mas nao muito abaixo. Passei o primeiro Km com 4m56s, mesmo com o congestionamento da largada, então eu percebi que não seria difícil manter o ritmo no começo. alguns Km eu ficava 12 ou 15 segundos abaixo dos 5 min/Km e acho que até o Km 18 mais ou menos nenhum foi acima. Mas eu comecei a ficar cansado e vieram as subidas e descidas. Eu fiz muita força para não andar e mais do que isso, para manter pelo menos 5 min/km mas estava difícil. No Km 16/17 eu tinha praticamente 2 minutos de vatagem sobre os 5min/km, que eu tinha conseguido por correr mais rápido que isso. Mas aos poucos toda essa vantagem foi comida pelas subidas e pela falta de pernas. Eu tentei uma reação nos 4 Km finais, mas pouco consegui. No Km 28 eu percebi que não faria sum 2h30, mas estava no 28, segurei o ritmo, queria terminar logo, minhas pernas doiam.

Cruzei a linha de chegada com 2h31 minutos, 2 a menos que no ano passado, o que foi bastante bom já. Só que terminei bastante cansado, em dúvida se tenho tempo para me preparar para a maratona de Mississauga que tem daqui um mes. Veremos...

Nenhum comentário:

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...