quarta-feira, 22 de abril de 2009

Sistema Público de Bicicleta

E agora, pelo que entendi, a prefeitura de Toronto está com um projeto interessante - o de construir um sistema de bicicleta público. De acordo com o que li rapidamente na página dos caras, a idéia é ter "estações" onde você paga uma taxa para pegar uma bike e ir para onde quiser. E você pode devolver a bicicleta em outra estação. Haverá possibilidade de ser sócio mensal ou anual.

A cidade que já é bastante apropriada para andar de bike vai em frente e incentiva ainda mais o meio de transporte. Isso é bom, quanto mais bikes e menos carros, melhor. Não só para meio ambiente, melhor para a qualidade de vida de todos. No entanto, mesmo aqui onde vemos tantas bicicletas eu fico meio em dúvida, dado o preço barato de uma bicicleta (sem contar que o governo já tirou o imposto das bikes mais baratas), parece ser melhor comprar uma bike e pronto, do que ficar usando o sistema público. Então eu fico meio em dúvida se funcionaria ou não, se as pessoas vão aderir e usar bastante ou não. Eu por exemplo, já tenho uma bike e muito dificilmente usaria o sistema. Apesar que esse tipo de coisa sempre tem uma pesquisa por trás, talvez eles tenham já uma idéia de quantos dizem que usariam o sistema, tenham um estudo do potencial. Vamos ver, eu torço para que funcione, quanto mais bikes, melhor!

2 comentários:

Frank Knaesel disse...

Olá Marcos,
Pelo que eu soube, parece que alguma entidade Holandesa vai implantar esse sistema aqui em Florianópolis (SC). Acho essa uma excelente idéia, que deveria ser copiada por todos.
Bons kms, Frank.
nacorrida.blogspot.com

Marcos Sanches disse...

Uau, Florianopolis já é legal e com esse projeto ficaria muito bom, um exemplo para outras cidades! Estou torcendo para que dê certo!

Marcos

Goal Pace - Recorde nos 5 e 10km

 Hoje foi dia de treino de Goal Pace de 1h. 15 minutos de aquecimento, 20 minutos de ritmo de corrida, entre 4:39 e 4:51 por km, continua po...