sexta-feira, 5 de julho de 2013

O custo do lucro

Depois da queda do predio onde funcionava fabricas de roupas em Bangladesh, que matou mais de 1000 trabalhadores, o mundo parece que abriu um pouco os olhos para os custos para os paises pobres da fome dos países ricos pelo dinheiro.

Uma grande rede de lojas do Canadá comprava roupas de Bangladesh para vendê-las aqui a preços baratos. Fabricar roupa lá é muito barato pois a mão de obra é muito barata. Tipo, trabalhadores ganham 2 dólares por dia para fazer camisetas que são vendidas aqui a 10 ou 15 dólares. Claramente existe um lucro enorme no processo, mas que não é repassado aos trabalhadores. Isso tudo foi bastante explorado pela mídia daqui e a rede de loja que comprava roupas lá parece estar tentando ajudar os trabalhadores afetados para tentar salvar um pouco de sua reputação aqui.

Hoje eu achei este documentário, feito por gente da Austrália, que explora muito bem o assunto. Uma das coisa que chamam a atenção no documentário é o quão pobres são os trabalhadores, o quão difícil é o trabalho, como os patrões são exigentes e como não existe direitos trabalhistas. Isso deixa muito clara a exploração que esses trabalhadores são submetidos.

Aí você imagina o mundo dos negócios. O sujeito da empresa daqui, de terno e gravata, fazendo muita grana, conversando com o sujeito da fábrica em Bangladesh "olha, se você não fizer mais barato, eu vou achar outra fábrica..." e para fazer mais barato precisa descontar do trabalhador, que já não tem nada, que já é quase escravo e trabalha em ambiente inapropriado e inseguro. Não parece difícil ver que não faz muito sentido a galera que já tá cheia da grana ganhar ainda mais as custas desses trabalhadroes....


Nenhum comentário: